Qual o país que não fica de noite?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite.

Já pensou em passar seis meses somente sob a luz do dia? Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

A Terra gira em um eixo inclinado em relação ao sol e, durante os meses de verão, o Polo Norte fica voltado para o sol. É por isso que, durante várias semanas, o sol nunca se põe acima do Círculo Polar Ártico. até em Oslo, que fica bem no sul da Noruega, no mês de julho a luz solar não desaparece antes das 23hs!

A Noruega

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

Lapônia, Finlândia
A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Luossavaara, em Kiruna, é o melhor local da Suécia para assistir o espetáculo que só acontece no verão.

O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental do Brasil é Pitimbu, em Região Paraíba. Lá, o sol nasce às 5:26 da manhã e se põe novamente às 17:20 da noite nestes dias.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Estados Unidos

Sinopse. Barrow é uma cidade americana no estado do Alasca, Estados Unidos, onde, uma vez por ano, durante o inverno, o sol deixa de nascer por 30 dias. Aproveitando-se desse cenário perfeito, um grupo de vampiros efetua um ataque planejado à pequena cidade.

A noite polar é um fenômeno que ocorre no círculo ártico durante o final do outono e o inverno no Hemisfério Norte. A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período.

Isso se desenvolve por causa da incidência de dias após dias sem noites, pois esses não se escurecem nas regiões polares. Tal fenômeno é proveniente da localização geográfica dos pólos e do movimento de rotação, translação e inclinação do eixo.

Por estar às margens do Círculo Polar Ártico, a Islândia, assim como qualquer lugar de altas latitudes, tem dias longuíssimos no verão e noites intermináveis no inverno. Não o sol da meia-noite, mas pelo menos seu cone de luz pode ser visto em todo o país.

Rússia

Rússia está no topo da lista de países gelados
Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história.

Há uma região habitada, no entanto, que durante três meses do ano é apenas noite e o sol não aparece. É a cidade de Norilsk, localizada na Rússia, acima do Círculo Polar Ártico, que possui mais de 150 mil moradores. Essa é uma cidade considerada um dos piores lugares do mundo para viver.

Vale da Morte

O Vale da Morte (Death Valley) é uma região desértica no leste do Estado da Califórnia. O local é constantemente lembrado por ser o lugar mais quente do mundo, lá já foi registrada a temperatura do ar mais alta da Terra: incríveis 56,7°C.