Qual o significado de retumbante do hino nacional?

Perguntado por: npereira9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

"Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa. Pode ser um grito, um toque, uma explosão ou qualquer barulho que seja muito forte, que ressoa e provoca eco."

Brado é grito. Retumbante é estrondoso, barulhento, para fazer um contraste com a placidez das margens. Poderíamos parafrasear (escrever de outra forma) este verso assim: As margens calmas do rio Ipiranga ouviram o grito estrondoso de um herói (Dom Pedro I), que representava todo o povo brasileiro.

Se você ainda tem dúvida quanto ao significado exato de algumas palavras do Hino, veja o glossário abaixo: Brado: grito, clamor. Clava: arma primitiva de guerra, pau pesado e mais grosso numa das pontas usado pelos indígenas como arma de guerra. Colosso: grande, enorme.

O brado retumbante (Independência ou morte) foi ouvido às margens plácidas do Ypiranga.

A maioria dos hinos nacionais possuem o estilo musical de marchas ou música orquestrada. Atualmente, há quatro países que não possuem uma letra oficial ao seu hino nacional: a Espanha (La Marcha Real), a Bósnia e Herzegovina (Intermezzo), San Marino (Inno Nazionale della Repubblica) e Kosovo (Evropa).

Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, Brasil, [que] o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno. (Lábaro - estandarte muito usado pelos romanos e aqui está representado por nossa bandeira, repleta de estrelas) (Ostentar - mostrar com orgulho.)

[Impávido] significa sem medo, corajoso, e colosso fala do tamanho do país”. Os paulistanos misturam diversos estilos do rock na sonoridade do grupo, com grunge, punk, metal e hard rock entre os gêneros já explorados.

1. Deixar um lugar depressa ou ocultamente. 2. Retirar em debandada.

plá·ci·do do. 1. Quieto, sossegado. 2.

Garrida: alegre, graciosa. Em ordem direta: Teus risonhos campos tem mais flores do que a terra mais garrida. Os trechos entre aspas são do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias. Lábaro e flâmula: bandeira.

As margens do famoso rio são personificadas e ouvem o grito histórico de Dom Pedro I e sua turma. Em ordem direta, eliminando os rebuscamentos do poeta, temos que “as margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico”.

O hino da Espanha não tem letra, mas ao longo dos tempos, algumas tentativas foram feitas de colocar palavras nas melodia de 1761. Se diz na Espanha que “há um debate eterno” sobre colocar ou não letra no hino.

Qual é o hino mais bonito do mundo? Segundo o público do jornal La Marca, o hino mais bonito de todos é o Hino do Sevilla. Mais especificamente o Hino do Centenário do Sevilla, lançado em 2005 nas comemorações de 100 anos da equipe.

Em 6 de setembro de 1922, o presidente Epitácio Pessoa assinou a lei que oficializou os versos pomposos do poeta Joaquim Osório Duque-Estrada — que começam com “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas” — como aqueles que devem acompanhar a melodia composta quase um século antes por Manoel da Silva.

Em 1831, Francisco Manuel da Silva compôs a melodia. A letra veio 91 anos mais tarde. Após várias opções não terem sido aprovadas pelos portugueses, em 1922, o presidente Epitácio Pessoa declarou o texto de Osório Duque Estrada como letra oficial do hino nacional brasileiro.

O hino uruguaio é o mais longo do mundo, com 105 estrofes e quase 6 minutos. Por isso, foi feita uma versão encurtada, para execução pública.

Luiz Inácio Lula da Silva

Um vídeo em que a cantora Teresa Cristina parece cometer diversos erros de português ao cantar o hino nacional ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi compartilhado mais de 600 vezes em redes sociais desde 10 de maio de 2022.