Qual tartaruga se come?

Perguntado por: ecardoso6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Estudo estima que diversas espécies de tartarugas de água doce e jabutis selvagens são consumidos em centros urbanos no estado do Amazonas. Interesse pela carne e ovos de quelônios estimula o tráfico e pode colocar espécies em risco. O tracajá é uma das espécies de quelônio mais consumidas nas cidades do Amazonas.

Como presas, as tartarugas marinhas fazem parte da dieta de vários animais (raposas, formigas, lagartos, falcões, abutres, gaivotas, fragatas, polvos, peixes, orcas, focas, crocodilos, onças entre outros) e os seus ovos também podem ser consumidos por raízes de plantas nas praias de desova.

A carne macia, um pouco avermelhada, tem um leve gosto de peixe e não demora muito para cozinhar em fogo alto.

Uma tartaruga terrestre costuma ter um valor entre R$150 e R$500 reais.

Quando a tartaruga não quer comer, pode ser um sintoma de parasitose. Outros sintomas de parasitoses são presença de parasitas ou sangue nas fezes, diarreia, desidratação e perda de peso. Em caso de suspeita, procure um médico-veterinário especialista.

Como posso adquirir tartarugas de estimação legalmente? Para que você possa adquirir tartarugas de estimação, cágados ou jabutis é preciso uma autorização. Ela é emitida por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, o Ibama.

São até 67 anos de vida, chegando aos 1,36 m de comprimento e 180 kg de peso corporal na vida adulta.

Se as tartarugas possuem a água como habitat natural, os jabutis sobrevivem exclusivamente na terra, ou seja, não têm características hidrodinâmicas. Seu casco é mais alto, grosso e pesado também, deixando-o bastante lento.

Tartarugas como as tartarugas caixa (Terrapene spp), que dividem o seu tempo entre o solo e a água geralmente preferem minhocas, frutas e insectos como grilos e tenébrios. Algumas podem comer granulados depois de amolecidos em água. Suplemente com verduras.

Leva e traz toneladas de nutrientes e energia vital à sobrevivência de diversas formas de vida. As tartarugas marinhas servem de alimento para diversos animais de topo da cadeia alimentar, no controle da população de espécies das quais se alimenta e como fonte de alimentos para outros organismos marinhos”, destacou.

Quando em fase adulta, as tartarugas marinhas não enfrentam altas taxas de predação, a não ser pelo ataque ocasional de tubarões, orcas, e em alguns outros países também são atacadas por crocodilos.

Por um processo de bioacumulação, o tubarão agrega metais pesados, como mercúrio e arsênio, presentes nos organismos que lhe serviram de alimento. Ingeridas além da conta, essas substâncias podem causar danos cerebrais. Um parâmetro de consumo de mercúrio vem da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Há um traço peculiar que estes vertebrados compartilham, que é o fato de as tartarugas aquáticas não terem dentes. Entretanto, em certas espécies, no palato e ao redor da mandíbula existem estruturas conhecidas como papilas linguais que se estendem até o esôfago, são bastante afiadas e são feitas de queratina.

Dieta: É uma espécie carnívora. Alimenta-se de tunicados (salpas), peixes, moluscos, crustáceos, briozoários, águas-vivas, ovos de peixe e eventualmente de algas.

Os tipos de tartarugas domésticas recomendados são cágados e jabutis. A maioria desses animais deve ser comprada em locais autorizados pelo IBAMA, porque só quelônios criados em cativeiros podem ser domesticados.

Felizes são aqueles que, em algum momento da vida, puderam conviver com um jabuti! Dóceis, tranquilos e fascinantes, esses animais são ótimos para famílias com crianças. Muito resistentes, eles não fazem bagunça e dispensam certos cuidados, como vacinas.

Os jabutis são animais que precisam da autorização do IBAMA para viver em cativeiro, ou seja, dentro de um ambiente doméstico. Portanto, é fundamental que o animal seja adquirido em um local de confiança, com nota fiscal e autorização do órgão responsável.

Isso porque a mordida de tartaruga transmite doenças sérias, com risco toxicológico. Ela absorve muita poluição e substância ruins na água, e isso se acumula em seus corpos ao longo dos anos (as tartarugas vivem bastante). Então, uma mordidinha dela deve ser bem avaliada por um profissional.

AS TARTARUGAS RECONHECEM OS SEUS DONOS? Sem ir ao mar, podemos dizer que elas costumam reconhecer a pessoa que regularmente alimenta ela, mais pelo cheiro do que pela visão.

Embora a fruta deva fazer parte da dieta habitual das tartarugas de terra, recomenda-se acrescentar apenas 10% delas em cada porção de comida. Da mesma forma, existem algumas que não são recomendadas: Banana.