Quando a mão do bebê fica gelada?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

“Mãos e pés frios não significam sempre que a criança está mal agasalhada, pois o bebê costuma ter as extremidades mais frias mesmo”, explica a neonatologista Clery Bernardi Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP).

Deixe os passeios para os horários com temperaturas mais quentes, como por exemplo entre às 10h e 17h. Outro ponto importante é evitar sair com o bebê após o banho. Além disso, quando forem sair de casa, opte por meias quentes, luvas e gorros para deixar as extremidades bem quentinhas e protegidas.

A hipotermia no bebê é uma situação relativamente comum, principalmente nos prematuros, já que sua superfície corporal em relação ao seu peso é muito maior, facilitando a perda do calor corporal, especialmente quando está em ambientes frios.

PNEUMONIA EM CRIANÇAS – quais sinais e sintomas podem indicar a presença da doença?

  • Febre com duração maior de três dias, elevada e persistente;
  • Respiração rápida;
  • Queda do estado geral – a criança fica prostrada.

Os sintomas da pneumonia no bebê agem com mais intensidade. Isso inclui tosse seca, febre alta, fraqueza, mal-estar e dificuldade para respirar.

Prefira roupas fáceis de vestir, para facilitar trocas de fralda durante a madrugada. O mais indicado também são peças 100% algodão, pois elas permitem que a pele respire, ao contrário do plush, por exemplo, que pode deixar a criança suada.

9 - Nunca cubra completamente o bebê, mesmo em dias mais frios. A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão. 10 - Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir.

Bebê pode usar travesseiro? Não é indicado que bebês usem travesseiro. Isso ocorre porque a musculatura do pescoço dos bebês ainda não é forte o suficiente para sustentar o peso da sua cabeça, que é desproporcionalmente grande em relação ao tamanho do corpo.

Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália. Por isso, vista nele uma camisetinha ou body fresquinho de algodão.

Em dias de inverno, evite banhar a criança nos períodos da manhã e da noite, pois são os momentos de temperatura mais baixa e, portanto, o impacto da baixa temperatura no corpo da criança será maior. "O ideal é que o banho seja realizado no começo ou no meio da tarde", indica a especialista.

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.

Quando as glândulas produzem uma quantidade de suor superior ao que o corpo necessita, a criança apresenta sintomas comuns à hiperidrose, como o aumento da temperatura e a transpiração das mãos, pés, axilas, cabeça e face, além de odores desagradáveis.

Um dos fatores que podem ser a causa das mãos e pés gelados é a temperatura ambiental, mais comum entre todas elas. Quando as temperaturas estão baixas, é extremamente normal que as extremidades do nosso corpo acabem ficando mais geladas.

Sintomas de meningite bacteriana em recém-nascidos

  • Sinais de sepse. ...
  • Sonolência anormal (letargia)
  • Convulsões. ...
  • Vômitos.
  • Agitação e irritabilidade não características (sobretudo um recém-nascido que não se acalma quando está no colo)

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

É comum, que a gripe infantil manifeste os seguintes sintomas:

  • Febre alta e repentina;
  • Prostração, abatimento e moleza;
  • Dores no corpo e irritabilidade;
  • Desconforto gastrointestinal, como náuseas, vômitos e diarreia;
  • Dificuldade em se alimentar;
  • Calafrios;
  • Tosse;
  • Coriza e congestão nasal.

Segundo o pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, da Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatria, a temperatura normal do corpo de uma criança varia de 36 a 37,7°C.

Bronquiolite é uma infecção dos bronquíolos. Ela ocorre mais frequentemente em crianças menores de 2 anos. (O termo bronquiolite é confundido com bronquite, que é uma inflamação das vias aéreas superiores e se dá em crianças maiores).

Eles podem incluir sensação de cansaço extremo, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, dor de garganta, coriza ou nariz entupido, diarreia, vômito ou perda do paladar ou do olfato. Bebês com COVID-19 podem apresentar dificuldade para se alimentar.

E a resposta é sim! Os papais podem sim, utilizar um ventilador no quarto das crianças, desde que com uma distância apropriada para o seu filho e sempre direcionado para a parede ou para cima, evitando que o vento vá direto para eles.