Quando dizemos que a água é um recurso finito Isso quer dizer que?

Perguntado por: lribeiro6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A água é um recurso natural finito, vulnerável e indispensável à vida, portanto é recurso que necessita ser preservado e utilizado de forma nacional e sempre que possível reutilizado para que as atuais e as futuras gerações não sofram as terríveis conseqüências advindas de sua falta.

Essa quantidade quase não se altera pois a água está em eterno processo de reciclagem natural: evapora, desaba como chuva, escorre para o fundo da terra e retorna para a superfície, de onde volta a evaporar, no chamado ciclo da água. Por isso, a água é um recurso renovável.

A crise pode ser explicada por vários motivos: desmatamento, ocupação de bacias hidrográficas, poluição de rios, represas e lagos, crescimento populacional, urbanização acelerada e o uso intensivo das águas superficiais e subterrâneas na agricultura e na indústria (veja o infográfico).

os não renováveis não possuem a capacidade de renovação em um curto espaço de tempo, sendo recursos finitos na escala humana. Como exemplos desses recursos, podemos citar o petróleo, carvão, ouro, entre outros minerais.

Um recurso finito como o proprio nome diz e' um recurso que acaba eventualmente por exemplo o diamante ou o ouro. Um recurso infinito e' um recurso que nao acaba, em suas devidas proporçoes como por exemplo a agua do mar na terra, ha sempre um ciclo que mantem essa mesma agua na terra sendo um recurso infinito.

Ao contrário do que parece, a água é um recurso natural esgotável. Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado.

A água é um recurso natural abundante no planeta, essencial para a existência e sobrevivência das diferentes formas de vida. Trata-se de uma substância química formada pela junção de dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O). Portanto, a fórmula da água é H2O.

O solo é um recurso finito, ou seja, a sua perda e degradação não é recuperável dentro de uma geração.

Recursos naturais

  • Biológicos: vegetais, animais e florestas;
  • Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;
  • Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;
  • Energéticos: luz solar, vento, água.

A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana, compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso organismo precisa de 4 litros de água por dia.

A redução do acesso à água potável leva os indivíduos a buscarem outras fontes alternativas, muitas vezes contaminadas, o que pode causar inúmeras doenças, como cólera, febre tifoide e outros problemas graves de saúde.

Quando a exploração, ou consumo, de um recurso natural renovável é feita em um ritmo superior à sua capacidade natural de recuperação, ou seja, acima da capacidade de ter seus estoques naturalmente renovados ou repostos na natureza, esse recurso adquire a condição de exaurível ou esgotável.

Mas temos cidades com mais de 80% da água sendo perdida. Esse volume desperdiçado diariamente poderia abastecer 13 milhões de pessoas que vivem em favelas do Brasil todo por três anos”, explica. O estudo destaca ainda o impacto ambiental do desperdício.

A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU – Organização das Nações Unidas – fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.

São aqueles que não se renovam em um espaço de tempo que garanta o suprimento das necessidades do ser humano, sendo, portanto, uma regeneração lenta. Sendo assim, a utilização desses pode levar ao seu esgotamento, deixando então de existir.

São recursos não renováveis aqueles que são considerados finitos, ou seja, que se esgotarão à medida que forem explorados. Exemplos: minerais em geral (ouro, prata, cobre etc.), petróleo, entre outros.

A energia solar, as florestas, o solo, os animais, vegetais e até mesmo a força dos ventos são recursos naturais, uma vez que são explorados na economia e para o benefício do homem.