Quando o som do R é forte?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

QUANDO A LETRA R APARECE EM INÍCIO DE SÍLABA, ENTRE VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM FRACO, BRANDO. QUANDO A LETRA R APARECE NO INÍCIO DE UMA PALAVRA, ELA REPRESENTA UM SOM FORTE. USAMOS RR NO MEIO DAS PALAVRAS, ENTRE DUAS VOGAIS, PARA REPRESENTAR O SOM FORTE DE R INICIAL.

Um som com uma maior amplitude é um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude é um som fraco. Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos.

Quando a letra “r” aparece em início de sílaba, entre vogais, ela representa um som fraco, brando. Quando a letra ”r” aparece no início de uma palavra, ela representa um som forte. Usamos “rr” no meio das palavras, entre duas vogais, para representar o som forte de “r” inicial.

Estas palavras podem ser usadas para confeccionar cartazes: amarelo – amora – arame – aranha – arara – areia – árvore – bandeira – barata – barato – besouro – cadeira – câmara – camarão – câmera – canguru – cara – caramujo – caranguejo – careca – careta – carteiro – coroa – farofa – garota – girafa – gordura – ouro – ...

O r inicial, tal como o dobrado (rr) tem, de facto duas pronúncias, uma também apical, mas múltiplo, ou seja com mais toques, o que lhe dá o chamado som rolado, muito usado ainda sobretudo no Norte de Portugal, e o uvular, muito parecido com o r alemão, que é actualmente o mais usado.

NA LÍNGUA PORTUGUESA, O R SEMPRE REPRESENTA O SOM FORTE QUANDO INICIA A PALAVRA. O R ENTRE DUAS VOGAIS REPRESENTA O SOM FRACO. PARA REPRESENTAR O SOM FORTE NO MEIO DA PALAVRA E ENTRE DUAS VOGAIS, É PRECISO USAR RR.

R ou RR?” “Sempre que ouvimos /R/ o som do R forte no meio da palavra, entre duas vogais, escrevemos <rr>, quando ouvimos /r/, o som do R fraquinho escreve-se a letra R sozinha”.

A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar. Isso faz com que os nossos tímpanos vibrem de maneira mais intensa.

Essa intensidade está relacionada à amplitude da onda sonora: quanto maior a sua amplitude, maior será sua intensidade. Essa propriedade do som é medida em decibels: sons intensos são chamados de sons fortes, enquanto os sons de baixa intensidade são chamados de sons fracos.

SONS FORTES:
Alguns sons podem ser ouvidos mesmo quando estamos longe de seu emissor. Esses são os sons fortes. Por exemplo, é possível ouvir o rugido de um leão, mesmo quando estamos a uma grande distância dele.

íon-hidróxido

O íon-hidróxido é a base mais forte possível em soluções aquosas, mas existem bases com forças muito maiores do que pode existir na água.

Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).

Ácido forte: aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso. Ácido moderado (ou semiforte): a ionização ocorre entre 5% a 50% das moléculas do ácido. Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.

Brando. e quando temos apenas um R entre duas vogais. no meio de uma palavra e apresenta um som fraco que chamamos de R. Brando.

O R intermediário ou R brando ocorre quando a letra R aparece no meio da palavra e entre vogais. Quando o R aparece no meio, mas entre vogal e consoante (e vice-versa), ele é classificado como R forte (R soprado).