Quantas palavras têm que ter em um capítulo de livro?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
3.9 / 5 10 votos

Então, quantas palavras há em um capítulo? Se você examinar livros de diversas épocas e gêneros, você verá que a contagem média de palavras de um capítulo é de 1500 a 5000 palavras.

Abaixo, respondemos as dúvidas constantes sobre o assunto: Quantas páginas/capítulos deve haver um livro/história? Sem limite para ambos. Porém, na maioria dos livros teens de nossa geração, um capítulo gira em torno de 11 a 16 páginas, e geralmente vai de 25 a 30 capítulos.

14 dias para terminar um texto de 12 páginas (ou 5000 palavras) | Karina Kuschnir.

Três passos para estruturar os capítulos do seu livro:

  1. 1 – Defina a ideia central da obra. Antes mesmo de começar a escrever e de pensar nos capítulos, tenha o objetivo e a ideia central da sua obra claros para você. ...
  2. 2 – Monte uma estrutura inicial. ...
  3. 3 – Comece a escrever.

Planejar um capítulo antes de escrevê-lo é importante para não se perder em um texto cheio de encheção de linguiça, pois você terá uma noção melhor das coisas que deve realmente abordar. Nessa etapa você deverá ter em mente o precisa exatamente naquele texto, as coisas que tem para desvendar ou inserir algo novo.

Um livro de memórias de 40.000 a 80.000 palavras é em torno de 150-265 páginas, um livro padrão para o gênero.

Até cinco páginas, pode ser considerado um capítulo pequeno. Entre 10 e 15, o capítulo já pode ser considerado extenso.

Para que tenhas uma noção, numa página normal, cabemaproximadamente 300 palavras se a fonte for 12. Isso significa que umaredação com 1000 palavras deve ter, no mínimo,três páginas.

O prólogo é um esclarecimento, no qual é contado algum fato que antecede a trama/história principal em questão. Assim sendo, o prólogo, que é a parte inicial do acontecimento, vem antes do 1º capítulo do livro; já o epílogo, vem depois do último capítulo.

Ela geralmente é dividida em episódios de 60 a 90 minutos, e que sempre continuam a história do capítulo anterior. Por exemplo: o capítulo de terça é a continuação do capítulo de segunda, enquanto o se segundo é a continuação do de sábado!

Para que você tenha uma ideia da grossura de um livro 80 mil palavras, imaginem Harry Potter e a Pedra Filosofal (77 mil) ou Cidades de Papel (82 mil) – de 250 a 300 páginas.

Então, quantas palavras há em um capítulo? Se você examinar livros de diversas épocas e gêneros, você verá que a contagem média de palavras de um capítulo é de 1500 a 5000 palavras.

Um livro padrão, de acordo com o Writer's Market, está entre 45.000 e 120.000 palavras.

O padrão que utilizamos para a base de cálculo é o seguinte: 1 lauda equivale a 1.250 caracteres (incluindo espaços).

O fechamento do capítulo deve estar claramente conclusivo, intencionalmente retomar e amarrar as informações, os argumentos, os dados; isso é feito de forma não repetitiva, mas remissiva, dosada e bem compassada.

Portanto, na introdução você deve apontar o que vai ser abordado em cada capítulo, sem, contudo, aprofundar e passar todo o conteúdo para o leitor. É só uma "amostra grátis". Nela deve conter todos os tópicos e assuntos que o trabalho abordou, mas não deve expor a conclusão obtida.

É preferível iniciar a história com o nosso herói do que com uma personagem secundária. O objectivo é fazer com que o leitor se relacione com a personagem principal e fomentar o interesse pela história. Ao apresentar a personagem principal é aconselhável colocá-lo em acção, em vez de descrevê-lo exaustivamente.