Quanto tempo pode ficar com o IPVA atrasado?

Perguntado por: rguterres7 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

60 dias

Quando chegar a 60 dias de atraso, o valor da multa estará em 18%, a partir dai ela não sobe mais. É importante lembrar que além dessa multa, ainda existem os juros que são baseados na taxa Selic. Os valores da multa variam de acordo com cada estado. Consulte o site Detran do seu estado para verificar os valores.

De acordo com a Zul Digital, em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a multa por IPVA atrasado é de 0,33% por dia de atraso até alcançar o limite de 20%, o que ocorre em 60 dias.

Quanto ao automóvel, o atraso do IPVA simplesmente bloqueia a renovação do licenciamento anual. Como ele também é obrigatório e necessário para a circulação, quem estiver de fora pode ser autuado e ter o veículo apreendido. Além de 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Tem como parcelar o IPVA vencido? Sim! Ao acessar o site da Secretaria da Fazenda para emitir a guia de pagamento, é possível optar pelo parcelamento.

A Lei Federal que proíbe apreensão de carro com IPVA atrasado foi publicada em 21 de outubro de 2021 e mudou as leis do Código de Trânsito Brasileiro. Foi sancionada justamente por entender que a apreensão de carros por IPVA em atraso é considerada violação da propriedade particular.

Estou com 4 parcelas em atraso, o que fazer? Você precisa entrar em contato imediatamente com a instituição credora para negociar. Com 4 parcelas em atraso, é bem provável que seu veículo já esteja com mandado de busca e apreensão.

O que é mais importante pagar IPVA ou licenciamento? Para que exista o licenciamento é necessário pagar o IPVA. Caso o pagamento do IPVA não seja pago o motorista fica impossibilitado de licenciar o seu veículo.

A multa por licenciamento atrasado é considerada uma infração gravíssima. A circulação com o CRLV vencido é estritamente proibida, por isso, o motorista é multado no valor de R$ 293,47 e recebe 7 pontos na CNH, que corre o risco de ser suspensa.

Como parcelar IPVA atrasado? O IPVA atrasado também pode ser pago pela Carteira Digital Serasa em parceria com a Zapay. E melhor: é possível parcelar o imposto em até 12 vezes no cartão de crédito! Para saber se você possui um IPVA em aberto, basta consultar os débitos veiculares na Carteira Digital Serasa agora mesmo.

Além de juros e multa diária, o contribuinte perde o direito de parcelar o valor; dividir no cartão é alternativa. Quem esqueceu de pagar a primeira parcela do IPVA em São Paulo terá de pagar multa de 0,33% ao dia, até o limite máximo de 20%.

Segundo o artigo 230 do CTB, a irregularidade resulta em multa de R$293,47 e acréscimo de sete pontos na carteira de habilitação, além da apreensão do veículo no pátio do Detran até que todas as pendências sejam quitadas.

Atrasado perde desconto
Cabe, a princípio, esclarecer que o contribuinte que não quitar o IPVA não recebe multa. Entretanto, isso bloqueia o licenciamento do veículo. Assim, fica impossível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CLRV). Nesse caso, o contribuinte comete infração gravíssima.

Lembrando que é possível atrasar até duas parcelas sem que haja problemas. O contrato segue normalmente, caso seja feito o pagamento delas antes de vencer a terceira prestação. Nessa situação, o credor cobrará taxas e multas dessas duas prestações.

O parcelamento será rescindido quando houver: a falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não; ou • a existência de saldo devedor, após a data de vencimento da última parcela do parcelamento.

Importante: não há um prazo mínimo. Se você atrasar uma parcela, é possível que o credor solicite a busca e apreensão do veículo. Isso varia de credor para credor. Por exemplo, é normal que o mercado pratique o prazo de 90 dias – ou seja, três (3) parcelas em aberto – para entrar com o pedido de busca e apreensão.