Quantos versos tem cada estrofe do Hino Nacional?

Perguntado por: nsilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

50 versos. A letra do hino nacional possui ao todo 50 versos, distribuídos em duas partes rigorosamente simétricas, tanto na métrica como no ritmo.

As partes do Hino da Independência
O poema, podemos dizer assim, é composto por quatro estrofes com quatro versos cada, intercalados por um estribilho (refrão). O primeiro e o segundo versos de cada estrofe são considerados soltos, pois não há rima entre eles.

Estrofe é como denominamos o conjunto de versos. Conseguimos identificar, visualmente, as estrofes pelo espaço entre elas. As estrofes 1, 2, 4, 7, 8 e 10 apresentam quatro versos (são quartetos). As estrofes 3, 5, 9 e 11 apresentam três versos, por isso, chamamos de tercetos.

Imagem do Cruzeiro resplandece- O "Cruzeiro" é a constelação do Cruzeiro do Sul que resplanece (brilha) no céu. Impávido colosso- "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranquilo,calmo. Mãe gentil- A "mãe gentil" é a pátria.

"Terra adorada, entre outras mil, És tu, Brasil, ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria Amada, Brasil!"

Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!' Explicação: Essa parte diz que o povo brasileiro conseguiu conquistar a igualdade com muita luta e, por isso, somos capazes de morrer pela liberdade.

Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada!

Poesia sobre a Pátria, 4 estrofes, e 5 versos por fvr me ajudemmm.

O soneto italiano é composto por dois quartetos (estrofe de quatro versos) seguidos de dois tercetos (estrofes de três versos).

Ele é composto de 12 estrofes e 1 verso.

Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

Na literatura, a estrofe é uma estrutura da composição poética formada por um conjunto de versos que compartilham relações de sentido e de métrica entre si. Em outras palavras, a estrofe representa um conjunto de versos, que por sua vez, correspondem a uma linha do texto poético.

A primeira estrofe descreve a beira tranquila do Rio Ipiranga, em São Paulo, por onde Dom Pedro I percorria seu trajeto quando proclamou a Independência do Brasil.

O hino brasileiro é composto por 18 estrofes e 50 versos, sendo a terceira estrofe uma saudação do povo brasileiro à sua pátria amada.

O sujeito da primeira oração da letra do hino é "as margens plácidas do Ipiranga".