Quem inventou o drible do elástico?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

O drible foi inventado pelo jogador brasileiro descendente de japoneses Sérgio Echigo. Em uma entrevista, Rivellino afirma que "Echigo inventou o drible, mas eu tornei ele perfeito". O drible também foi utilizado por um grande número de jogadores brasileiros, como Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, entre outros.

O verdadeiro drible da vaca foi criado por Eduardo, um habilidoso ponta-direita do Cruzeiro que se transferiu para o Corinthians e virou meio-campista. Eduardo colava a bola no pé – com a vantagem de fazer isso tanto com o direito quanto com o esquerdo – e a conduzia em direção ao marcador.

O que ele está pensando? Ele precisa cortar isso do jogo dele - declarou Paul Scholes. A jogada em questão aconteceu quando Antony recebeu a bola na ponta direita, livre de marcação e fez seu tradicional "giro 360" sobre a bola.

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto.

Garrincha, a lenda do futebol brasileiro foi apelidado de “Rei do Drible”, e apropriadamente.

Elástico, drible da foca, carretilha são alguns dos dribles mais famosos no Brasil e ao redor do mundo. Muitos desses foram inventados por brasileiros, como o elástico, que ficou conhecido por meio dos pés de Rivellino.

Origem do Hocus Pocus. Muito utilizado no futebol de rua ou no freestyle, o elástico de letra é um drible típico brasileiro. Mas não se sabe ao certo quem o inventou. Porém, decerto, foi o nipo-brasileiro Sérgio Echigo quem inventou o elástico comum, aperfeiçoado pela lenda Rivellino.

A lambreta ou carretilha acontece quando o jogador prende a bola com os pés e com um toque encobre o adversário, em uma espécie de chapéu.

Origem do termo
No jargão futebolístico brasileiro, dar uma caneta (ou passar uma caneta) é o ato de passar a bola entre as pernas de um adversário.

[ Desporto ] Dar toques sucessivos na bola, batendo-a para o chão (ex.: driblar a bola; driblou antes de encestar). [Equivalente no português do Brasil: quicar.]

ter o controle da bola; lançar ou tapear a bola em direção ao piso da quadra; voltar a tocar na bola antes de outro jogador; o drible termina quando o jogador toca a bola simultaneamente com ambas as mãos ou segura a bola pare em uma ou ambas as mãos.

Antony - São Paulo / O atacante frequentava as arquibancadas do Morumbi durante a infância, como ele mesmo contou em uma série produzida pelo próprio clube contando a trajetória do atacante.

Quantos gols Antony tem na carreira? No São Paulo, Antony atuou em 52 partidas, tendo feito 6 gols e 6 assistências. Já no Ajax, de 2020 a 2022, foram 82 jogos, 25 gols e 21 assistências. Além disso, para o Manchester United, foram 11 jogos, 3 gols e 1 assistência.

A pedalada consiste em passar os pés sobre a bola sucessivamente, do interior para o exterior. O inventor foi o holandês Law Adam, que jogou pelas seleções da Suíça e da Holanda, e pelo Grasshopper-SUI, na década de 1920.

O drible mantém a bola sob o domínio do jogador para cumprir as regras do jogo, e a finta tira o adversário do caminho por meio de uma mudança ágil na direção ou com um giro.

O argentino deu 664 dribles. Já o português Cristiano Ronaldo contabilizou 418. Fechando o top 3 vem Neymar, com 345.

Ronaldinho Gaúcho encantou uma geração, venceu uma Copa do Mundo e foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo. No entanto, Neymar é melhor do que R10. Em números, a comparação nem justa é. Neymar tem mais gols, mais passes, mais títulos.

Segundo levantamento feito pelo site "WhoScored.com?", especializado em estatísticas no futebol, Neymar Jr dribla, em média, 4,8 vezes por jogo.

No total de sua carreira, Neymar tem 433 gols defendendo PSG, Barcelona, Santos e seleção brasileira principal. A seguir, a GOAL mostra como os tentos do craque estão divididos até o momento.