Quem controla o movimento?

Perguntado por: dmendes9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

O controle da musculatura é realizado pelo sistema nervoso, sendo que a precisão de cada movimento pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade de unidades motoras (motoneurônio e fibras musculares) envolvida na ação. Os movimentos podem ser divididos em três tipos: voluntário, automático e involuntário.

O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio. O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo.

O sistema nervoso é uma rede de comunicações que controla e coordena os músculos, órgãos e funções sensoriais que ocorrem dentro do nosso corpo. O sistema nervoso tem duas partes principais: O sistema nervoso central (SNC), constituído pelo cérebro e medula espinhal.

Músculos - Ossos, músculos, tendões e ligamentos movimentam o corpo.

O sistema muscular garante o movimento do corpo, trabalhando em conjunto com os ossos, articulações e tendões; Os músculos também estão relacionados ao movimento de substâncias dentro do corpo.

O controle do movimento inicia em uma região específica do Córtex Cerebral chamada de Córtex Motor Primário localizado no Lobo Frontal. Nesta região temos os Neurônios que possuem a função de comandar o movimento voluntário, ou seja, aquele movimento que pensamos em realizar de forma consciente e não apenas reflexa.

Além de estabelecer o equilíbrio corporal, o cerebelo recebe o estímulo de músculos e tendões e tem a função de controlar as atividades motoras, mantendo o tônus muscular (estado semicontraído em que o músculo permanece para responder aos estímulos mais rapidamente).

O sistema nervoso central é formado por duas partes básicas: o encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo está contido no interior da caixa craniana, e a medula espinhal está contida no interior da coluna vertebral, no canal vertebral.

Cerebelo. Está situado na parte posterior e abaixo do cérebro, o cerebelo coordena os movimentos precisos do corpo, além de manter o equilíbrio. Além disso, regula o tônus muscular, ou seja, regula o grau de contração dos músculos em repouso.

O cerebelo, localizado entre o cérebro e o tronco cerebral, desempenha papel fundamental para a movimentação, controle da musculatura corporal e equilíbrio.

O sistema nervoso autônomo é um componente do sistema nervoso periférico que atua regulando algumas funções involuntárias do nosso corpo, tais como ações desempenhadas pelos sistemas respiratório, digestório, endócrino e cardiovascular.

A função dos nervos é garantir a comunicação entre o sistema nervoso central e os órgãos efetores e de sensibilidade. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os nervos são originados no agrupamento das fibras nervosas no sistema nervoso periférico.

Portanto, a causa fundamental do movimento é a força. Podemos dizer que os movimentos existem ou deixam de existir devido a uma interação entre os corpos chamada força que pode ser de diversos tipos.

Existem diversos tipos de forças, como a força atrito, força peso e força resultante. A força é a parte da dinâmica responsável pelo estudo do movimento. Isso mesmo, a força está diretamente ligada ao movimento dos corpos. Isso acontece pelo fato de aplicarmos uma força sobre determinado objeto para que ele se mova.

Os músculos estriados esqueléticos estão conectados aos nossos ossos. São eles que permitem, portanto, nosso deslocamento. A contração desses músculos é voluntária, ou seja, acontece por meio do nosso comando.