Quem foi 7 navalha?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Há lendas que contam que 7 Navalhas foi uma das mulheres de Zé Pelintra e que por isso eles podem trabalhar juntos. De personalidade forte, Sete Navalhas possui grande paciência e derruba qualquer um que tenta passá-la para trás ou seus cavalos.

São mais livres e passionais em suas manifestações, usando trajes mais coloridos e alegres que os tradicionais vermelho e preto das Guardiãs. Também gostam muito de usar chapéu e lenço (usados também por algumas Marias Navalhas Pombas Giras).

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Porém, sobre quem é o marido de Maria Navalha acaba sendo quase de senso comum. E o homem em questão era o famoso Zé Pelintra, uma entidade patrona dos bares e dos jogos. Contudo, tinha a fama de ser um dos malandros, e com isso veio sua história.

"Quem vê a Maria Navalha, nunca vai esquecer, Mas ela mora na pedra furada, Omulu morava nela e lhe deu sua morada." Salve Maria Navalha do Cruzeiro das Almas.

Maria Navalha é o nome adotado por muitos espíritos de apresentação feminina que trabalha de forma independente. Esses espíritos trabalham como Pombas-Giras, principalmente, com a falange de Maria Padilha ou na linha dos Malandros.

Dona Maria Navalha ouviu muito os conselhos dos Exus, despachou nas escuras encruzilhadas do porto, fabricou talismãs e usou figas. Ensinou banhos e simpatias para as colegas de trabalho, ouviu problemas dos clientes e enxugou lágrimas de muitas vizinhas. Era uma alma generosa dentro do corpo de uma guerreira.

Os filhos desse Orixá são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Foi onde nasceu e cresceu uma mestiça de nome Maria. Linda, alta, forte, dona de um olhar magnético que chamava a atenção. Os sofrimentos da infância deram-lhe uma personalidade determinada e valentia. Aprendeu a se virar sozinha, pois desde cedo perdeu os pais e foi morar na rua.

A Pombo-gira mas velha que existe, não é uma Pomba Gira da encruzilha, mas sim do cemitério , ela é do cruzeiro das almas da calunga, não usa preto e vermelho . Apresenta-se vestida de preto e amarelo , preto e roxo ou branco e coral . Em seu ponto riscado, prevalecem indicativos deste habitat onde atua.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente.

Entre as muitas histórias que contam a vida de Seu Zé Pilintra, uma fala sobre um tal José Gomes da Silva, que teria nascido no interior de Pernambuco.

Essa Malandra é muito amparada por Iansã, e é muito comum vê-la trabalhando com os filhos dessa Yabá, porém, pode trabalhar com os filhos de outros Orixás. Maria Navalha é contra o machismo e toda violência contra mulher, ela preza a liberdade feminina e encoraja todas aquelas que a procuram.

Por fim, a legítima esposa foi envenenada e morreu aos 25 anos. Em 1361, a peste bubônica assola o reino e, para desespero de Dom Pedro I de Castela, faz de Maria Padilla uma de suas vítimas. A princípio, a amante do rei é sepultada em Astudillo, no convento que ela mesma fundou.

Num entardecer de inverno, ele esperou por Elisa na porta do puteiro e na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensanguentado da morta estirado no chão e um enfarto o matou ali mesmo! Elisa Passou a ser Pomba Gira como previu a Médium.

Casada com o empresário Brenno Souza Meneguel, de 34 anos, e mãe de Manoel, de 9 anos (ela adotou o menino quando ele era bebê), Maria, de 61, derrete-se ao falar sobre o filho.

Pois bem podemos entender que a diferença clara e pertinente, entre a manifestação de pombagira e a de malandra – mesmo que elas tragam aspectos em comum – são o campo de atuação e a predisposição do trabalho dessas duas manifestações, tal como a organização espiritual em que esses espíritos pertencem no astral.

Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.

A vela (branca) astral para representar você mesmo, a vela verde para a prosperidade,a vela preta para remover obstáculos e a vela marrom para o emprego propriamente dito. Cada vela deve ser colocada num suporte a prova de fogo.

#marianavalha...

Maria luziara o verdadeiro e único amor de Zé Pilintra. Conheça essa história, por ela seu Zé Pilintra, arriscou sua vida e foi perseguido pela polícia seu Zé! Como sabemos foi um homem de muitas mulheres, boêmio e mulherengo mais isso ia mudar.