Quem foi governador do Egito depois de José?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José.

Se isso for verdade, então o faraó opressor mencionado em Êxodo (1: 2–2: 23) foi Seti I (reinou entre 1290 a 1279 a.C.), e o faraó durante o Êxodo foi Ramessés II (c. 1279– c. 1213 a.C).

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

Ele ainda foi vendido como escravo, injustiçado, foi parar na prisão, ficou lá por dois anos e só depois foi honrado por Deus. Além disso, a história de José do Egito mostra que ele suportou tudo isso, porque Deus estava com ele.

Pode ser um dos dois. Quando Moisés nasceu (80 anos antes do êxodo) o faraó era Tutmés I. Sua filha casou-se com um filho adotivo que assumiu como Tutmés II (mas quem mandava era a patroa). Mas há também um estudo que diz que aquela múmia não é do faraó (substituíram para o enterro), pois não possui o DNA correto.

Tinha Davi trinta anos quando começou a reinar e reinou durante quarenta anos. Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério.

Quando Abraão (Gn 12.15 e seg.) foi ao Egito, o Faraó era Amenemete iii, da 12ª dinastia, segundo algumas autoridades.

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

José permaneceu no Egito, com toda a família de seu pai. Viveu cento e dez anos. Depois de embalsamado foi colocado num sarcófago no Egito. Seus ossos foram levados do Egito pelos filhos de Israel (Jacó) e enterrados em Siquém.

Quando foi nomeado governador, o nome de José foi mudado para Zafenate-Paneia, a interpretação mais popular diz que o significado é “Deus salva, Ele vive”. Alguns intérpretes judeus sugerem que esse nome significa “o revelador de segredos”.

De fato, seu sucessor imediato não era seu primeiro filho, mas o terceiro. Reinando por 66 longos anos. Foi Merneptah, seu 13º filho, que saiu como seu sucessor do trono, e ele tinha 60 anos.

Quantos filhos José do Egito teve? José teve dois filhos, Manassés e Efraim. De acordo com a Bíblia, os dois nasceram durante os sete anos de fartura, antes que a fome se tornasse um problema no mundo. Apesar da crise, o Egito estava bem abastecido por causa do trabalho de preparo de José.

  • Efraim
  • Manassés

Na época, ele vivia no Egito, pois desde que deixou a terra de Canaã para reencontrar o filho José (Juliano Laham), nunca mais retornou. As escrituras dizem que o patriarca viveu ao lado de José no Egito durante 17 anos.

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.