Quem trouxe o cinema para o Brasil?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

O cinema brasileiro iniciou sua história em 1898, com a produção de documentários realizados pelos imigrantes italianos Affonso e Paschoal Segreto. De dentro de um navio francês e com uma câmera inglesa, eles filmaram a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

Em 1930 é criada por Gonzaga a Cinédia, o primeiro grande estúdio cinematográfico do país e em 1936 o Instituto Nacional do Cinema Educativo, por Roquete Pinto.

Vista da Baía da Guanabara

O filme Vista da Baía da Guanabara foi considerado, por algum tempo, o primeiro feito no Brasil, que teria sido realizado pelo cinegrafista italiano Affonso Segretto (irmão de Paschoal) em 1898.

1888: Roundhay Garden Scene, filmado pelo inventor francês Louis Le Prince, um curta-metragem de 2 segundos de duração, é reconhecido como o primeiro filme da História (14 de outubro).

O primeiro cinema do mundo foi o Éden Théâtre, na cidade de La Ciotat, França, onde os irmãos Lumière costumavam passar as férias e fizeram uma projeção de seus filmes para convidados.

Há controvérsias, mas a história do cinema brasileiro começa oficialmente em 19 de junho de 1898, quando foram gravadas as primeiras imagens com o cinematógrafo no Brasil, pelo italiano Afonso Segreto. Ele registrou a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo de um navio.

No entanto, foi a invenção dos irmãos Auguste e Louis Lumière - fabricantes de produtos fotográficos em Lyon, na França - que tiveram o maior sucesso comercial. No ano de 1895, os irmãos Lumière criaram, a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, o Cinematógrafo (de onde se originou o termo cinema).

Com o ingresso a preço popular, o cinema passou a ser um dos meio de entretenimento de massa. Com filmes mais longos e histórias bem elaboradas, o cinema se popularizou. Com o aumento da demanda, os produtores logo perceberam a necessidade de manter os filmes em cartazes durante todo o ano.

Em 6 de outubro de 1927, era lançado, em Nova York, o filme musical “O Cantor de Jazz” (The Jazz singer), de Alan Crosland, considerado o primeiro filme de grande duração com falas e canto sincronizados com disco de acetato.

Charles Chaplin (1889-1977) foi um ator, dançarino, diretor e produtor inglês. Também conhecido por "Carlitos", foi o mais famoso artista cinematográfico da era do cinema mudo.

Lançado em 20 de fevereiro de 1985, o filme foi escrito por Terry Gilliam, Charles McKeown e Tom Stoppard e tem no elenco Jonathan Pryce , Kim Greist , Michael Palin ... O Brasil recebeu esse nome devido à abundância da árvore pau-brasil em suas terras recém-descobertas pelos portugueses.

No total, as salas de cinema exibiram 652 longas-metragens no ano passado, sendo 244 brasileiros e 408 estrangeiros. Os lançamentos somaram 385 longas-metragens, com 173 brasileiros e 212 estrangeiros, e sete filmes tiveram lançamento em mais de 2 mil salas, quando em 2021 foram apenas dois.

Em 19 de julho de 1898, o irmão de Paschoal Segreto, Afonso Segreto, rodava o primeiro filme genuinamente nacional no Rio de Janeiro. Tratava-se, na verdade, de um documentário, com cenas da Baía de Guanabara.

Antônio Leal, um cineasta luso-brasileiro, em 1908, lançará seu primeiro filme: “Os Estranguladores”, considerado o primeiro filme de ficção brasileiro, com 40 minutos de duração. O primeiro longa-metragem brasileiro viria em 1914, “O Crime dos Banhados”, do português Francisco Santos .

1902 no cinema: Como uma experiência, o inglês Edward Raymond Turner produz o primeiro filme a cores, feito entre 1901 e 1902 e que mostra, entre outras coisas, três crianças brincando com girassóis, soldados marchando e aves de estimação, entre elas uma arara. Este filme só foi descoberto 110 anos depois.

Com 857 horas de duração (ou 35 dias e 17 horas de duração), Logistics (2012) é considerada a obra audiovisual mais extensa até hoje.

O início (1896–1907)
A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro, por iniciativa do exibidor itinerante belga Henri Paillie.

O cinema, portanto, teve origem no cinetoscópio, que, todavia, não projetava as imagens em telões. O espectador do cinetoscópio tinha de observar (durante um tempo-limite de 15 minutos) as imagens no interior de uma câmara escura por meio de um orifício em que colocava um dos olhos.

Cinema consiste na arte de produzir obras estéticas, narrativas ou não, utilizando a técnica de projetar fotogramas de forma rápida e sucessiva, criando a impressão de movimento.

O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento. A esta foi atribuída como causa a persistência da visão ou "persistência retiniana", por teóricos renomados e importantes.