São José na Umbanda quem é?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

No sincretismo religioso, alguns o relacionam a Xangô, São José, o amado esposo da Virgem Maria e tutor amoroso do Mestre Jesus, foi um carpinteiro descendente de Davi. Ele também é chamado de São José "o Operário", protetor de todos os trabalhadores braçais.

Xangô é um orixá bastante cultuado pelas religiões afro-brasileiras, considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.

Xangô é o orixá dos raios, trovões, grandes cargas elétricas e do fogo. É viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Por esse motivo, a morte pelo raio é considerada infamante.

No sincretismo religioso, alguns o relacionam a Xangô, São José, o amado esposo da Virgem Maria e tutor amoroso do Mestre Jesus, foi um carpinteiro descendente de Davi. Ele também é chamado de São José "o Operário", protetor de todos os trabalhadores braçais.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também. Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras.

Do Yorubá, "Xa", significa "senhor"; "angô" (AG + NO = "fogo oculto") e "Gô", pode ser traduzido para "raio" ou "alma". Assim sendo, "Xangô" significaria "Senhor do Fogo Oculto".

Leão

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

“Xangô é uma das entidades mais reverenciadas e queridas. Manifesta-se com ênfase, com violência, com muita força, carregando seu machado, o oxê, e o maracá, o xerê. Ele tem a ver com a justiça, o poder, a realeza”, diz o babalorixá.

O caboclo nos deu a lição de que não existe a necessidade de pedir justiça a Xangô, Ele a fará mesmo que você não peça. Explicou ainda que todos que pedem por justiça, na realidade querem a vingança.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

Xangô

Xangô é o Senhor da Justiça e o Orixá da Lei. Rege os domínios do fogo, raios e lavas de vulcão. Seu poder está também nas pedras, rochas e pedreiras. É o Orixá a quem se pede por justiça.

O filho de Xangô é justo, forte e com grande autoestima. Ele acredita no poder da justiça e se destaca em suas tarefas. As pessoas que vibram na mesma sintonia desse orixá são misteriosas, cumpridores da lei e conhecidos pela fama de namoradeiros.

Ogum

Religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda, também veneram São Jorge - ali ele tem outro nome: Ogum.

Para os devotos das religiões de matriz africana, a festa continua no dia 24 de junho, como conta a antropóloga Luciana Scanoni: “Após essa noite de São João, em que as águas ficam mágicas, poderosas, no dia 24 é feito o culto a Xangô nos terreiros de umbanda e candomblé.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.