Como era a TV na década de 80?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 18 votos

Surgem nesta década os primeiros televisores com controle remoto sem fio através da tecnologia infravermelho. Além disso, são lançados os primeiros videocassetes, aparelho que permitia gravar, retroceder, avançar, ver e rever filmes, clipes e outros programas.

Nos fins do século XIX, os tubos de raios catódicos foram sendo aprimorados como transmissores de imagens à distância. No ano de 1920, o escocês John L. Baird empregou os diversos princípios já desenvolvidos para esse tipo de tecnologia e montou um dos primeiros modelos de televisão que se tem notícia.

A primeira TV de Plasma foi lançada em 1997 pela Fujitsu e tinha resolução de 852×480 pixels em um painel de 42 polegadas. Panasonic e Samsung se tornaram as maiores fabricantes do Plasma nos anos seguintes, mas ambas desistiram da tecnologia devido a problemas como burn-in e alto consumo de energia.

Os primeiros aparelhos de tela plana usavam o LCD e tinham um retroprojetor traseiro embutido para exibir as imagens. Em seguida, surgiu a tecnologia de telas de plasma, que abriu caminho para a popularização das TVs de alta definição. Em 1995, o DVD chegou, revolucionando o mercado de mídias audiovisuais.

Ainda na primeira metade do século 20 já eram realizadas transmissões experimentais pelo país. Mas foi só em 18 de setembro de 1950 que foi inaugurada, por Assis Chateaubriand, a TV Tupi de São Paulo, a primeira emissora brasileira e a primeira da América do Sul.

Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

A primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto – que também viabilizou a primeira transmissão, em 1922, e é considerado o pai da radiodifusão no Brasil.

No Brasil, a primeira transmissão de TV a cores, aconteceu no dia 1º de maio de 1963, quando a TV Tupi de SP Canal 4 transmitiu um documentário em cores. A 1ª transmissão em cores ao vivo ocorreu no dia 28 de junho de 1963, quando a TV Excelsior de SP Canal 9 transmitiu um show musical direto do Parque do Ibirapuera.

Em 1977, por exemplo, os preços foram tão longe que para comprar uma TV Colorado COC Três Cores de 56 centímetros, o consumidor gastava, a preços de hoje, R$ 9.709. Se a opção era parcelar, pagava 12 prestações de R$ 1.378. Foi a partir de 1990 que as televisões quebraram o limite de 20 polegadas.

No Brasil, a primeira transmissão televisiva deu-se em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. O responsável pela transmissão foi o técnico em eletrônica, o leopoldinense Olavo Bastos Freire.

A sua utilidade como veículo de som e imagens, extrapolou as perspectivas dos seus pioneiros mais otimistas; tornando-se,rapidamente, em poderoso instrumento de modificação da conduta humana e de condicionador implacável das mentes, influenciando os hábitos,costumes e cultura dos povos.

Hoje, com a TV digital, a imagem e o som melhoraram consideravelmente, além de permitir maior interatividade. Nos últimos anos, a TV se tornou HD, ou seja, de alta definição, chegando a uma resolução de até 1080 linhas.

Nesta época, os televisores captavam os sinais de transmissão por antenas, reproduzindo-os para a tela via um tubo de raios catódico. Como dá para ver na imagem acima, as imagens eram em preto e branco, com um granulado significativo.

2011

A TV de tubo com a marca CCE parou de ser produzida em 2011.

As TVs de plasma são de uma tecnologia mais antiga. Esse tipo de tela é feito com milhares de células individuais para a criação de imagens. Com essas células, as imagens exibem uma ótima fidelidade de cores.

A CBS foi a primeira a levar ao ar a TV a cores nos Estados Unidos. Foi em 12 de junho de 1951. A seguir foi a vez da NBC, em 1954. As primeiras imagens coloridas da história da TV, no entanto, foram feitas em 1929, por Hebert Eugene Ives, em Nova Iorque.