Qual era a dança da década de 1980?

Perguntado por: amello . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Na década de 1980, o Jazz Dance era considerado a dança mais popular do Brasil. Se você viveu intensamente essa época, na certa já fez aulas de Jazz, dançou muito esse ritmo e/ou assistiu aos principais artistas nacionais coreografando passos dessa modalidade nos palcos ou na TV.

Os anos 80 foi uma época memorável na história da dança . A cultura de dança dos anos 80 foi dominada por um requebrado total, com discotecas que tornaram os lares daqueles dançarinos que queriam balançar ao som da melodia.

Durante as décadas de 1960 e 70, uma junção de sorte, talento, criatividade, visão, política e dinheiro criou o que é carinhosamente lembrado como o boom da dança. O ballet, geralmente relegado para o final da seção de artes, estava na frente da página.

Na década de 1980, o Jazz Dance era considerado a dança mais popular do Brasil. Se você viveu intensamente essa época, na certa já fez aulas de Jazz, dançou muito esse ritmo e/ou assistiu aos principais artistas nacionais coreografando passos dessa modalidade nos palcos ou na TV.

No início da década de 2000, o dance-pop ainda era proeminente e de estilo altamente eletrônico, influenciado por gêneros como trance, house, techno e electro. No entanto, como o R&B e hip hop se tornaram extremamente populares desde o início da década, o dance-pop muitas vezes emprestou influências da música urban.

Além do rock, o MPB e bossa nova também foram muito marcantes naquela época. Foi na década de 80 que surgiram bandas, artistas e músicas que são super conhecidas e tocadas até hoje em todas as rádios, streaming, festa de casamento, formatura e aniversário, já que elas são atemporais.

Quais os Dois acontecimentos marcaram a década de 1980: a VIII Conferência Nacional de Saúde e a elaboração da Constituição Federal Brasileira.

Artistas como Michael Jackson, Madonna, Whitney Houston, Prince, Queen, Guns N' Roses, John Lennon, Paul McCartney, Neil Young, Dire Straits, The Police, Tina Turner, Diana Ross, Olivia Newton-John são só alguns dos muitos nomes que prosperaram na década de 1980.

O ritmo twist foi uma dança inspirada pelas músicas do rock and roll dos anos de 1960.

O “Twist” é uma dança inspirada pelo Rock n' Roll, que se desenvolveu no final dos anos 50 e início de 60. A partir de 1960, o “Twist” ficou extremamente conhecido, sendo introduzida em vários países.

A dança contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.

A história do jazz se origina dos afro-americanos e surgiu no final do ano de 1800.

1929

A dança de rua originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como consequência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas.

Dança em Rede
O popping surgiu no início dos anos 1970 em uma pequena cidade americana chamada Fresno, na Califórnia.

A dança que marcou a década de 2010 foi o dance pop, que veio logo atrás do funk carioca. O dance pop é caracterizado pelas fortes batidas das músicas eletrônicas.

A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança. Entre os que começaram este movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St Dennis; o suíço Emile Jacque Dalcroze e o húngaro Rudolf von Laban.

década de 1970

O hip hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros.

A década de 80 no Brasil ficou conhecida como a década perdida (do ponto de vista econômico, do crescimento e do desenvolvimento) e terminou com uma hiperinflação.

Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica e da moda colorida e futurista. Nesta época, a new wave e o synth-pop se tornaram gêneros musicais mais populares, assim como toda a estrutura da dance music.