Como era o Rio de Janeiro na década de 60?

Perguntado por: bmartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O visual do Rio, entre 1930 e 1960, transformava-se não apenas pelo trânsito de veículos, mas também pela presença dos altos prédios erguidos e pelos inúmeros reclames expostos em painéis ou em muros. O espaço urbano carioca teve outros traçados e um crescimento demográfico significativo.

Foram tempos de crescente descaracterização dos bairros e de aumento dos bolsões de pobreza, identificados pelo crescimento das favelas e dos loteamentos que, sem regulamentação legal, se espalhavam por áreas distantes do Centro.

Nos anos 50, os contornos da cidade já estavam definidos, passando por um processo de adensamento dos espaços já ocupados e a legislação somente referendava as tendências, já expressas no espaço construído, restando pouco para o planejamento como projeto de mudança.

Ilha do Governador

O bairro mais antigo do Rio, a Ilha do Governador, na Zona Norte, fez 450 anos nesta semana. E muitos dos mais de 200 mil habitantes comemoraram a data.

Possuía rica elite de comerciantes e uma indústria naval capaz de construir grandes navios. Era dotada de razoável sistema de defesa, abrigava o maior contingente militar das diversas capitanias e era uma das sedes da esquadra da Marinha de Guerra portuguesa no Brasil”.

O acontecimento mais importante do dia 21 de abril de 1960 aconteceu a mais de mil quilômetros de distância do Rio de Janeiro. Mas seria marcante na história da Cidade Maravilhosa. Com a inauguração de Brasília, o Rio deixaria de ser capital federal.

Conheça 5 fatos históricos sobre o Rio de Janeiro que todo vestibulando deve saber

  • 1º - A vinda da Família Real. ...
  • 2º - A Economia Cafeeira. ...
  • 3º - Revolta da Vacina. ...
  • 4º - Era Vargas. ...
  • 5º - O Cais do Valongo ou Cais da Imperatriz. ...
  • Bons estudos!

A cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei de Portugal na época: dom Sebastião. E por que Rio de Janeiro? O nome tem origem em um engano dos portugueses: quando chegaram pela primeira vez à entrada da baía de Guanabara, em janeiro de 1502, pensaram que se tratava da foz de um rio.

A cidade do Rio de Janeiro na passagem do século XIX
Ainda marcada pela escravidão a cidade do Rio de Janeiro era, em sua maioria, habitada por escravos e era tida como a cidade do trabalho, ela era vista como indesejável pela elite carioca pela sua falta de estrutura e suas ruas lotadas por pobres.

A década de 1990 caracterizou-se por um lento processo de retomada do crescimento econômico e social da cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, seus moradores continuaram a enfrentar vários problemas, muitos deles construídos ao longo do tempo e cujo efeito ainda se constitui em desafios a vencer.

Com o agigantamento, agravaram-se os problemas sociais, multiplicaram-se as favelas e a criminalidade atingiu cifras assustadoras. Na década de 1980, o Rio de Janeiro viveu uma grave crise econômica, que culminou com a admissão da falência da prefeitura em 1988.

Em meados do século XVII, a capitania do Rio de Janeiro contabilizava quase 100 engenhos de açúcar. Cerca de 60% deles se localizavam em terras que, hoje, fazem parte da capital fluminense, e o restante nas bandas de Niterói, São Gonçalo e Guapimirim.

Fortaleza de São João

1) Fortaleza de São João
Esse pode ser considerado o ponto inicial do Rio de Janeiro, já que a fortaleza foi erguida no bairro da Urca, mesmo local em que Estácio de Sá fundou a cidade depois de desembarcar em um trecho de praia entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão.

Leblon

Leblon. O bairro mais valorizado do Rio de Janeiro está localizado na zona sul carioca e integra o conjunto de bairros que formam o entorno da famosa Lagoa Rodrigo de Freitas. Além de abrigar algumas das mais belas praias do Rio, o Leblon é conhecido por ser o bairro dos artistas.

Copacabana

O principal bairro do Rio de Janeiro e o mais famoso do Brasil é Copacabana, carinhosamente chamado de “Princesinha do Mar”.

Leblon, Ipanema, Gávea e Jardim Botânico são os bairros nobres do RJ e formam um verdadeiro oásis natural no meio do urbano. Aproveitando essa proximidade entre essas regiões, o passeio vale a pena!

Resposta: -Por conta dos surtos de varíola, febre amarela. -Suas ruas estreitas.

Fundação e a vida na cidade
Após anos de guerras, Estácio fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1° de março de 1565, aos pés do morro do Pão de Açúcar. O nome original da cidade era uma homenagem ao jovem rei de Portugal, D. Sebastião.

São Vicente

Cidade mais antiga do Brasil, São Vicente completou 491 anos.

Os anos 60 no Brasil foram feitos de revoluções e deixaram muitas lições para a história. Foi nessa década que a ditadura militar foi instaurada, especificamente no ano de 1964. Foi uma década marcada pela repressão, censura e violência. Uma época que, no âmbito político, foi muito marcada por falta de democracia.