Como foi a morte de José do Egito?

Perguntado por: ubotelho . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís. Mesmo com a ascensão demorada de José, que era cárcere e, depois de Deus o usar como intérprete para os sonhos do Faraó ,e se tornar o 2º na terra do Egito, nunca foi vista uma mudança de ego em José.

A tumba de José, evacuada hoje pelo exército israelense em Nablus (norte da Cisjordânia), antes de ser saqueada e incendiada por uma multidão de palestinos era lugar sagrado para grande parte dos judeus religiosos. É este o local onde, supostamente, José, um dos patriarcas da Bíblia, foi enterrado.

Um dos aspectos mais curiosos desse texto é que, nele, a morte de José é descrita — quando ele tinha impressionantes 111 anos.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

38 E morreu José quando tinha a idade de cento e dez anos; e embalsamaram-no, e puseram-no num caixão no Egito; e os filhos de Israel não o enterraram, a fim de que fosse levado, e posto na sepultura com seu pai.

Vulnerável ao abuso. Quando os mercadores de Midiã chegam ao Egito, José é comprado por um homem chamado Potifar e sua mulher, o que o coloca numa situação perigosa, à mercê de seus senhores. Hoje em dia, os rapazes frequentemente se inspiram com o exemplo de José, que resistiu ao assédio sexual da mulher de Potifar.

110 anos

José viveu muitos anos no Egito até sua morte com 110 anos , mas nunca se esqueceu da aliança de Deus para o povo de Israel. Essa aliança foi a de que a terra de Canaã, onde morava seu pai Jacó, seria dada à Abraão e seus descendentes.

O que se sabe é que toda a trajetória de José ao ser vendido até se tornar governador do Egito durou 13 anos. As escrituras dizem que o rapaz tinha 17 anos quando foi traído pelos irmãos e completava 30 anos quando se apresentou ao faraó para ajudá-lo a interpretar os sonhos que o atormentavam.

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.

Após a morte de José (Egito) seus filhos e descendentes continuaram com os privilégios que o pai alcançara no Egito? Os textos bíblicos do livro do Êxodo, nos falam que os privilégios aos hebreus acabaram, e começou um levante entre o povo egípcios para retomar o poder nas mãos.

Tumba de José, Israel

Juliano Laham já adiantou ao VIX que José, muito poderoso, termina a novela confiante e perdoa seus irmãos, que passam a viver com ele no Egito, depois da morte de Jacó. O personagem continua ao lado de Asenate (Letícia Almeida) e seus filhos.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

  • Efraim
  • Manassés

trinta anos

Mandatário do território do Egito
O Faraó, satisfeito com a interpretação dada ao seu sonho, dá a José um anel de seu dedo, o faz vestir vestes de linho fino, põe um colar de ouro no seu pescoço e o constitui mandatário de toda a terra do Egito. José tinha então a idade de trinta anos.

Ramessés II

Segundo Ussher, Ramessés II foi deificado como Netuno, e era o faraó que não conhecia José.