Qual a idade de José quando foi governador do Egito?

Perguntado por: adias . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

O Faraó, satisfeito com a interpretação dada ao seu sonho, dá a José um anel de seu dedo, o faz vestir vestes de linho fino, põe um colar de ouro no seu pescoço e o constitui mandatário de toda a terra do Egito. José tinha então a idade de trinta anos.

Por que José não foi reconhecido pelos irmãos? (Gênesis 42:7–8, 23; vinte e dois anos haviam transcorrido desde a última vez que tinham visto José. Quando José foi levado para o Egito tinha só dezessete anos, quando os irmãos o encontraram, já era um homem maduro.

A Bíblia não diz quantos anos José ficou preso. Sabemos apenas que ele ficou na prisão por mais dois anos após o copeiro de Faraó ter sido libertado. A Bíblia diz que José foi vendido por seus irmãos quando tinha dezessete anos; e que se tornou governador do Egito aos trinta anos.

É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís. Mesmo com a ascensão demorada de José, que era cárcere e, depois de Deus o usar como intérprete para os sonhos do Faraó ,e se tornar o 2º na terra do Egito, nunca foi vista uma mudança de ego em José.

Sheshi I

Sheshi I era o faraó da época de José
Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Em um dos episódios bíblicos do "Gênesis", José, filho preferido de Jacó, é vendido por seus irmãos para mercadores por 20 moedas.

Sendo bJosé de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; e estava este jovem com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José contava a má fama deles a seu pai.

dez anos

26 E morreu José com a idade de cento e dez anos; e o embalsamaram, e o puseram num caixão no Egito.

Desde o início da história de José podemos ver como ele tinha fé e sabia qual era sua missão – servir a Deus e ao próximo – isso o manteve firme mesmo nas provações e ele que passou por tantas desventuras veio a se tornar o segundo homem mais importante do Egito.

Após a morte de José (Egito) seus filhos e descendentes continuaram com os privilégios que o pai alcançara no Egito? Os textos bíblicos do livro do Êxodo, nos falam que os privilégios aos hebreus acabaram, e começou um levante entre o povo egípcios para retomar o poder nas mãos.

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.

A tumba de José, evacuada hoje pelo exército israelense em Nablus (norte da Cisjordânia), antes de ser saqueada e incendiada por uma multidão de palestinos era lugar sagrado para grande parte dos judeus religiosos. É este o local onde, supostamente, José, um dos patriarcas da Bíblia, foi enterrado.

José morre com 110 anos, mas antes de falecer, deixa claro que quer ser enterrado em Canaã, terra que Deus deu a Abraão e seus descendentes. Na Bíblia, está informado as diretrizes que ele deixou aos irmãos, mas não o motivo do falecimento.

Quando foi nomeado governador, o nome de José foi mudado para Zafenate-Paneia, a interpretação mais popular diz que o significado é “Deus salva, Ele vive”. Alguns intérpretes judeus sugerem que esse nome significa “o revelador de segredos”.

Ramessés II

Segundo Ussher, Ramessés II foi deificado como Netuno, e era o faraó que não conhecia José.

José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos e comprado por Potifar, que era capitão da guarda do Faraó. José, mesmo na servidão, transformou todas as experiências e situações pelas quais passou em algo bom, por mais difíceis que fossem.

José nasceu em Padã-Harã, seis anos antes de Jacó retornar à Canaã. Nessa época o patriarca tinha cerca de 90 anos de idade.

Se pensarmos nos valores hoje em dia, 20 siclos de prata valeriam aproximadamente 1300 reais.

José, tradicionalmente, é tido como solteiro e não teve filhos biológicos antes de se casar com a Virgem Maria, e nem é possível dizer a sua idade.

Face a isso, segundo o conhecimento e as fontes de que hoje dispomos, e que os antigos escritores não tinham, é consenso comum atribuir a José aquela idade que era própria para um jovem hebreu casar-se, ou seja, entre os18 a 25 anos (H. Haag, Diccionario de la Biblia, 1963 – voz matrimonio, col 1199).