Qual é a diferença entre jejum e propósito?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Jejuar significa não comer nem beber. Jejuar de vez em quando faz bem para o corpo e ajuda a mente a ficar mais ativa. O Salvador nos ensinou que o jejum com propósito é mais do que apenas ficar sem comer e beber. Precisamos concentrar-nos também em assuntos espirituais.

O propósito de Deus, portanto, tem um significado profundo: Ele nos convoca a viver uma vida verdadeira. Em Romanos 8: 28-29, lemos: “Em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito, que é o de serem conformes à semelhança de seu Filho”.

O jejum verdadeiro é aquele em que partilhamos o alimento com quem não tem, a prática da caridade faz parte do jejum. O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede.

O jejum era uma prática comum entre os servos de Deus, pois era uma forma de renovar as forças para enfrentar as dificuldades que tinham pela frente. É o ato de ficar sem comer e beber. O jejum religioso é aquele em que alguém deixa de comer por motivos relacionados à fé.

Desta forma, propósito é descrito na Bíblia como viver conforme os planos do Senhor, pois a partir do momento que você está fora do centro da vontade de Deus a vida toma um caminho tortuoso, que traz peso e condenação.

É basicamente um processo investigativo. Ou seja, você precisa investigar a sua própria história, as experiências ao longo da sua vida para então poder materializar o seu propósito. Assim, o propósito tem a brilhante função de deixar claro o que buscamos como ser humano e o legado que queremos deixar no mundo.

20 Exemplos de propósito de vida nobres

  • 1 – Uma cadeira de rodas ou equipamento importante para os filhos. ...
  • 2 – Formação de empreendedores. ...
  • 3 – Atuação na educação. ...
  • 4 – Atuação na Saúde. ...
  • 12 – Ofertar oportunidades de crescimento aos demais. ...
  • 20 – Investir em crescimento pessoal.

Uma pessoa com propósito é aquela que tem um objetivo de vida e pretende alcançar algo. Então, podemos definir “propósito de vida” como uma intenção ou projeto para a vida. Isto é, ter um propósito envolve descobrir o que você ama e que lhe faz feliz.

A palavra propósito tá ligada ao seguinte: eu vou fazer isso com um propósito. É você colocar um tijolo em cima do outro com o propósito de fazer uma casa. É você estar cavando um buraco com o propósito de achar água. O propósito é a razão pela qual você está fazendo aquilo.

Existe diferença entre PROPÓSITO, VOCAÇÃO e CHAMADO. Propósito é aquilo que você nasceu para ser. Chamado é aquilo QUE Deus te chama e capacita para fazer pelos outros. Vocação é a ferramenta que você vai usar para desempenhar o seu chamado.

Sim. A água não quebra o jejum.

Tudo o que você precisa fazer é apenas estender suas mãos e segurar firme nas mãos amorosas de Deus. Que neste dia você escolha viver o propósito que Deus tem para você. Lembre-se sempre: a vida só tem propósito quando você escolhe viver no centro da vontade de Deus.

O voto ou propósito com Deus é um tipo de promessa que expressa uma oferta de gratidão por algo que Ele concede. Atualmente as pessoas usam a designação “propósito com Deus” como equivalente ao voto que é mencionado na Bíblia. Nos tempos bíblicos o voto não era uma exigência da Lei; portanto era opcional.

VOTO é uma promessa feita por uma pessoa dizendo que realizará algo para Deus caso ela tenha determinado sonho ou alvo alcançado. Jacó (Gêneses 28:20), Ana (1 Samuel 1:11) e Paulo (Atos 18:18) fizeram votos. PROPÓSITO não está ligado a receber nada de Deus. É uma atitude que alguém toma por amor ou por gratidão a Deus.

O jejum associado à oração sincera pode ajudar você e outras pessoas a se prepararem para receber as bênçãos de Deus. O jejum é uma fonte de força espiritual. Por meio do jejum nós podemos nos sentir mais perto do Pai Celestial e fortalecer nosso testemunho.

Ester, suas criadas, Mardoqueu e todos os judeus de Susã passaram três dias sem comer nem beber nada (Ester 4:15-17). O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias. Ficar mais tempo sem comer nem beber é muito perigoso para a saúde.

A ideia é passar 12, 16 ou até 24 horas em jejum. O de 24 horas, mais rigoroso, pode ser feito uma ou duas vezes na semana, no máximo. E uma vantagem para muitos é que as horas de sono contam ; boa parte do tempo do jejum coincide com os horários que o paciente está dormindo.

O poder do jejum foi estudado pelos investigadores da Universidade do Sul da Califórnia, que descobriram que fazer uma interrupção de apenas três dias na dieta alimentar pode regenerar todo o sistema imunitário. A fome induz as células indiferenciadas a produzirem novos glóbulos brancos para combater infeções.