Qual é o propósito do jejum?

Perguntado por: oesteves . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O jejum era uma prática comum entre os servos de Deus, pois era uma forma de renovar as forças para enfrentar as dificuldades que tinham pela frente. É o ato de ficar sem comer e beber. O jejum religioso é aquele em que alguém deixa de comer por motivos relacionados à fé.

O jejum verdadeiro é aquele em que partilhamos o alimento com quem não tem, a prática da caridade faz parte do jejum. O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede.

No Novo testamento, Jesus recomenda jejum para expulsar demônios. O jejum é praticado há mais de 5 mil anos pela humanidade.

Podemos fazê-lo ajoelhando-nos à mesa ao terminarmos a refeição com a qual começaremos o jejum. Essa oração deve ser algo natural—falamos com o Pai Celestial sobre o objetivo de nosso jejum e solicitamos Sua ajuda para atingirmos nossas metas. Da mesma forma, terminemos nossos jejuns com uma oração.

Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.”

O jejum fortalece as pessoas espiritualmente e aumenta a eficácia de suas orações (ver Isaías 58:6–11). Atualmente, os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias jejuam e doam à Igreja o dinheiro que teriam gasto em alimentos, a fim de ajudar os pobres e necessitados.

Sim. A água não quebra o jejum.

Tecnicamente, o nosso corpo não entra em "estado de jejum" até que se passem oito horas desde a nossa refeição mais recente. É o tempo que o corpo precisa para absorver todos os nutrientes da comida.

A ideia é passar 12, 16 ou até 24 horas em jejum. O de 24 horas, mais rigoroso, pode ser feito uma ou duas vezes na semana, no máximo. E uma vantagem para muitos é que as horas de sono contam ; boa parte do tempo do jejum coincide com os horários que o paciente está dormindo.

Eles estão ligados a processos de estresse oxidativo no organismo e não são boas fontes de energia depois de um longo período de tempo sem comer. Por isso, evite frituras e alimentos muito gordurosos, embutidos derivados de carne vermelha, bebidas gaseificadas e alimentos açucarados quando estiver em jejum.

Desta forma, propósito é descrito na Bíblia como viver conforme os planos do Senhor, pois a partir do momento que você está fora do centro da vontade de Deus a vida toma um caminho tortuoso, que traz peso e condenação.

VOTO é uma promessa feita por uma pessoa dizendo que realizará algo para Deus caso ela tenha determinado sonho ou alvo alcançado. Jacó (Gêneses 28:20), Ana (1 Samuel 1:11) e Paulo (Atos 18:18) fizeram votos. PROPÓSITO não está ligado a receber nada de Deus. É uma atitude que alguém toma por amor ou por gratidão a Deus.

20 Exemplos de propósito de vida nobres

  • 1 – Uma cadeira de rodas ou equipamento importante para os filhos. ...
  • 2 – Formação de empreendedores. ...
  • 3 – Atuação na educação. ...
  • 4 – Atuação na Saúde. ...
  • 12 – Ofertar oportunidades de crescimento aos demais. ...
  • 20 – Investir em crescimento pessoal.

Salmos 69:10 Com jejum e muitas lágrimas afligi minha própria alma, e isso ainda mais os enfureceu. Com jejum e muitas lágrimas afligi minha própria alma, e isso ainda mais os enfureceu. Quando chorei e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas.

Salmos 35:13
Contudo, quando estavam doentes, usei vestes de lamento, humilhei-me com jejum e recolhi-me em oração (Sal 35:13).

O jejum é uma prática do dever cristão, principalmente no período de 40 dias de Quaresma que antecede a Páscoa. A lei canônica fala da obrigação da abstinência de carne para pessoas entre os 14 e os 60 anos no primeiro e no último dia da Quaresma.

Legumes que são repletos de fibra, como espinafre, brócolis, couve-flor, couve, aspargos, brotos, folhas e tomate podem ser consumidos sem restrições.

Como vimos, o café e o jejum têm várias interações interessantes — sendo que o café pode inclusive intensificar alguns dos benefícios que buscamos ao jejuar. Isto é uma boa notícia para quem está acostumado a tomar café todos os dias — pois você pode degustá-lo sem medo durante a sua janela de jejum.

Todos os estímulos que liberam dopamina devem ser evitados durante o tempo de jejum.