Como saber se o frango está contaminado?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O frango cru possui um odor muito forte quando está podre (algumas pessoas descrevem esse odor como "azedo" enquanto outras, o comparam ao cheiro de amônia). Se o frango cru estiver com um odor desagradável ou forte de qualquer tipo, é melhor descartá-lo. O frango pode começar a cheirar mal enquanto é cozido.

O frango deve ter uma aparência firme (sem desmanchar com facilidade) e ter uma cor uniforme branca - caso esteja com manchas esverdeadas, marrons e até alaranjadas, já pode desconfiar! O mesmo serve para o peixe, que deve ser firme e mais molinho (nunca endurecido), de uma cor clara uniforme (e não opaca com manchas).

Os frangos podem ser guardados na geladeira de 3 a 5 dias - diz Márcia Madeira. Os cuidados com a higienização também valem para produtos industrializados. Os enlatados devem ser lavados com água e sabão antes de serem consumidos.

O frango cru possui um odor muito forte quando está podre (algumas pessoas descrevem esse odor como "azedo" enquanto outras, o comparam ao cheiro de amônia). Se o frango cru estiver com um odor desagradável ou forte de qualquer tipo, é melhor descartá-lo. O frango pode começar a cheirar mal enquanto é cozido.

Transmissão e contágio
A gripe aviária é resultado da infecção de aves pelo vírus influenza, que pode causar infecções leves ou graves nesses animais.

Ao tentar higienizar os alimentos antes de cozinhá-los, algumas práticas podem acabar aumentando os riscos de infecção. É o caso do frango, cujas bactérias podem contaminar outros objetos da cozinha durante o preparo.

Impedir Bactérias em alimentos: Como o limão possui muita acidez ele neutraliza algumas bactérias dos alimentos, por isso sempre utilize limão para marinar carnes, aves e peixes e pode incluir limão para alimentos mal armazenados e expostos como churrasco e etc…

A Salmonella é uma bactéria que provoca intoxicação alimentar. Os sintomas são de desconforto e podem levar a infecções graves, inclusive, à morte. Existem diferentes tipos e subespécies da bactéria, de forma que a enterica e bongori são as que causam problemas de saúde nos seres humanos.

Dicas práticas para saber como o frango está estragado
Outro sinal é relativo à cor da carne: o frango possui uma coloração rosa, quando a carne não está boa para o consumo, sua cor é opaca, cinzenta.

A nutricionista Alessandra Veggi, pesquisadora da Fiocruz e integrante do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição, ressalta que os sintomas mais comuns após a ingestão de um alimento contaminado são diarreia, vômitos, dores abdominais, mal-estar e febre. "Há casos que podem levar à morte", adverte.

Para tratar a intoxicação alimentar em casa, é importante repousar e beber bastante líquidos para evitar a desidratação e favorecer a eliminação das toxinas produzidas pelos microrganismos, além de ter uma alimentação leve e de fácil digestão para evitar a piora dos sintomas.

A carne de frango em perfeitas condições deve ser firme, sem ser pegajosa ou desagradável ao tato. Em alguns casos, o único sintoma de que o frango está estragado é seu sabor, por isso se ao experimentar, notar um gosto estranho ou peculiar, não coma.

O frango temperado pode vir a durar um pouco mais, mas ainda assim não expande tanto a sua durabilidade fora do freezer. Quando temperado com limão, ele pode ficar até cinco dias dentro da geladeira sem problemas.

Frango: Quando crua, é possível ser congelada por 12 meses; Peixe: Dura até 3 meses se for um peixe gordo, caso seja magro terá um prazo menor e é preciso ficar de olho.

Segundo o site do Food and Drug Administration, do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, o frango cru pode fica em temperatura ambiente por até duas horas em dias com a temperatura mais amena. Para dias muito quentes, o intervalo de tempo diminui para apenas uma hora.

FRANGO-Para tirar a gosma, lave o frango, corte os pedaços e cubra-os com água fria e quatro colheres de sopa de vinagre de alcool Heinig. Depois é só lavá-los com água corrente.