Pode lavar a carne de frango?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Lavar frango antes de cozinhar aumenta risco de espalhar bactéria Campylobacter nas mãos, superfícies, roupas e utensílios de cozinha pelo respingo de gotas de água. Muitas pessoas acham que devem lavar o frango antes de cozinhá-lo. Trata-se de um erro comum e que aumenta o risco de intoxicação alimentar.

De acordo com especialistas e agências internacionais de saúde, lavar o frango na água da torneira está entre aquilo que nunca deve ser feito. Isso porque há risco de contaminação e, consequentemente, pode provocar casos de intoxicação alimentar.

Fique tranquilo, todo problema está no frango cru
O ato de cozinhar essa carne tem o poder de matar todos esses microorganismos imediatamente. É por isso que, mesmo sem lavar o frango, você já vai estar protegido e não precisa se preocupar: pode continuar aproveitando suas receitas favoritas sem medo.

"Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha", diz o órgão.

Por isso, vem conferir algumas dicas de como limpar o frango antes de partir para o passo a passo do prato a sua escolha:

  1. Não descongele a carne na pia da cozinha.
  2. Não é necessário lavar os cortes antes de utilizá-los.
  3. Remova as gorduras, nervos e cartilagens.
  4. Faça corte no sentido das fibras.

Impedir Bactérias em alimentos: Como o limão possui muita acidez ele neutraliza algumas bactérias dos alimentos, por isso sempre utilize limão para marinar carnes, aves e peixes e pode incluir limão para alimentos mal armazenados e expostos como churrasco e etc…

Fervilhe o frango em água ou em um caldo saboroso até ele perder a coloração rosada. Depois, tire o frango da panela e seque-o antes de usá-lo na sua receita. O escaldar garante que o frango ficará cozido por inteiro quando você terminar de cozinhá-lo na churrasqueira, fogão ou forno.

Alimentos como frangos não devem ser lavados quando estão crus, pois os microorganismos presentes podem se espalhar pela pia, contaminando utensílios e outros alimentos que estiverem por perto; Ao final do preparo, sempre lave e desinfete todos os utensílios e equipamentos de cozinha utilizados.

A carne de frango crua perde o cheiro e o sabor fortes característicos se você lavar os pedaços com vinagre. Deixe a carne molhada com vinagre descansando um pouco e depois lave em água corrente.

Em outras palavras, o ato de lavar o frango espalha bactérias pela cozinha. É importante lembrar que as bactérias presentes no frango cru serão eliminadas durante o cozimento. No entanto, na pia, não. Ele pode ser facilmente transferido para pratos limpos próximos e outros alimentos aguardando para serem processados.

Para muitas pessoas, lavar os ingredientes antes de preparar a refeição é um hábito comum. No entanto, especialistas advertem que alimentos como frangos não devem ser lavados quando estão crus, pois há risco de que os micróbios presentes se espalhem pela pia, contaminando utensílios de cozinha e outros alimentos.

Nunca se deve lavar a carne de frango, já que isso pode facilitar a contaminação cruzada. Ao molhar a carne, os respingos de água podem contaminar todo o ambiente da cozinha, incluindo utensílios, balcão e até mesmo a esponja de lavar pratos.

Sem ferver, um peito de frango, uma perna inteira ou uma coxa com osso leva de 20 a 30 minutos para cozinhar. Fervendo-o antes de grelhar, cortará esse tempo pela metade ou mais. Em pedaços menores, asas ou metade de um peito de frango desossado, o tempo para grelhar cairá para dez minutos.

De todos os temperos para frango, o limão definitivamente um dos que mais combina com a proteína. E é por isso que a marinada cai deliciosamente bem com as carnes brancas.