Pode lavar o frango antes de congelar?

Perguntado por: ogomes8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

1. Não lave o frango. Muitas pessoas têm o costume de lavar o frango antes de guardar na geladeira e isso é um grande erro. As bactérias precisam de água para sobreviver e quanto mais água você fornece à ela, mais fácil fica sua proliferação.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

De acordo com especialistas e agências internacionais de saúde, lavar o frango na água da torneira está entre aquilo que nunca deve ser feito. Isso porque há risco de contaminação e, consequentemente, pode provocar casos de intoxicação alimentar.

Dessa forma, as bactérias podem acabar entrando em nosso corpo através, por exemplo, de uma faca que esteja perto da pia. Ainda assim, segundo a FSA, 44% das pessoas no Reino Unido lavam o frango antes de cozinhar. Os motivos mais citados para fazê-lo são para remover sujeira ou germes, ou simplesmente por hábito.

Usar água fria também é uma ótima opção para descongelar o frango. Para isso, basta encher um recipiente e colocar a carne dentro. Troque a água a cada meia hora e lembre de não usar água quente, afinal , ela pode cozinhar o frango.

Em outras palavras, o ato de lavar o frango espalha bactérias pela cozinha. É importante lembrar que as bactérias presentes no frango cru serão eliminadas durante o cozimento. No entanto, na pia, não. Ele pode ser facilmente transferido para pratos limpos próximos e outros alimentos aguardando para serem processados.

Como descongelar o frango com rapidez e segurança

  1. Coloque os pedaços a serem descongelados em um saco plástico, feche e mantenha o saco submerso em uma tigela com água fria ou em temperatura ambiente.
  2. Não use água quente para não correr o risco de esquentar a carne e favorecer o desenvolvimento de bactérias.

Fique tranquilo, todo problema está no frango cru
O ato de cozinhar essa carne tem o poder de matar todos esses microorganismos imediatamente. É por isso que, mesmo sem lavar o frango, você já vai estar protegido e não precisa se preocupar: pode continuar aproveitando suas receitas favoritas sem medo.

Alimentos como frangos não devem ser lavados quando estão crus, pois os microorganismos presentes podem se espalhar pela pia, contaminando utensílios e outros alimentos que estiverem por perto; Ao final do preparo, sempre lave e desinfete todos os utensílios e equipamentos de cozinha utilizados.

Impedir Bactérias em alimentos: Como o limão possui muita acidez ele neutraliza algumas bactérias dos alimentos, por isso sempre utilize limão para marinar carnes, aves e peixes e pode incluir limão para alimentos mal armazenados e expostos como churrasco e etc…

A carne de frango crua perde o cheiro e o sabor fortes característicos se você lavar os pedaços com vinagre. Deixe a carne molhada com vinagre descansando um pouco e depois lave em água corrente.

Por isso, vem conferir algumas dicas de como limpar o frango antes de partir para o passo a passo do prato a sua escolha:

  1. Não descongele a carne na pia da cozinha.
  2. Não é necessário lavar os cortes antes de utilizá-los.
  3. Remova as gorduras, nervos e cartilagens.
  4. Faça corte no sentido das fibras.

De todos os temperos para frango, o limão definitivamente um dos que mais combina com a proteína. E é por isso que a marinada cai deliciosamente bem com as carnes brancas.

A explicação? O arroz refinado (branco) teve a sua casca de proteção retirada, o que o deixa mais “vulnerável”. Então, enxaguá-lo ou deixá-lo de molho aumenta as chances de perda de alguns nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

Os motivos mais citados para fazê-lo são para remover sujeira ou germes, ou simplesmente por hábito. A enterite (inflamação da mucosa do intestino delgado) por Campylobacter é uma das causas mais comuns de intoxicação alimentar.

Nunca se deve lavar a carne de frango, já que isso pode facilitar a contaminação cruzada. Ao molhar a carne, os respingos de água podem contaminar todo o ambiente da cozinha, incluindo utensílios, balcão e até mesmo a esponja de lavar pratos.

O frango cru possui um odor muito forte quando está podre (algumas pessoas descrevem esse odor como "azedo" enquanto outras, o comparam ao cheiro de amônia). Se o frango cru estiver com um odor desagradável ou forte de qualquer tipo, é melhor descartá-lo. O frango pode começar a cheirar mal enquanto é cozido.

Para limpar o frango e tirar aquele gosto de galinha morta,coloque em um recipiente com agua e imediatamente escorra a agua em seguida coloque o vinagre e deixe por 5 minutos.

Frango: Quando crua, é possível ser congelada por 12 meses; Peixe: Dura até 3 meses se for um peixe gordo, caso seja magro terá um prazo menor e é preciso ficar de olho.

Pela lei, aves congeladas como frango, podem ter um pouco de água dentro. Mas não muito. Frango congelado “in natura”, sem tempero, só pode ter 6% de água. Peixes não têm um percentual fixo mas o que estiver escrito na embalagem tem que ser seguido.