Como tesouro em vaso de barro?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.

O Apóstolo Paulo ensinou que as provações e aflições da vida são temporárias e pequenas se comparadas com as bênçãos da eternidade. Ele também ensinou aos membros da Igreja em Corinto a respeito do Juízo Final e testificou que Jesus Cristo possibilitou que nos reconciliemos com Deus.

Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

'Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel'" (Jeremias 18:1-6). Nesta parábola, de acordo com a interpretação dos cristãos, o oleiro seria a figura do próprio Deus, dotado de misericórdia e paciência e responsável por, aos poucos, moldar as imperfeições das pessoas.

Os vasos de barro, diferente dos de plástico, por exemplo, possuem minúsculos poros em sua estrutura, permitindo que pequenas quantidades de água saiam. Assim, se você deixar sua planta no sol por muito tempo o substrato vai secar rapidamente.

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor.

Na construção do vaso o primeiro processo é a escolha do barro, e essa escolha se dá quando o barro está no estado bruto, no lugar chamado barreiro, e quando o barro se encontra nesse estado, somente o oleiro conhece qual barro é apropriado para o tipo de vaso para servir o seu propósito.

Trata-se de uma comparação. Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7). Vaso é uma pessoa muito usada por Deus em profecia, em revelação, em mistério, na palavra ensinada e etc. Seja vaso de Deus.

O Vaso na Mão do Oleiro foi consertado.
Isso lembra a fragilidade humana diante do pecado. Cada um de nós é frágil como o barro. Paulo nos diz que todos nós pecamos e carente da glória de Deus. Uma vez que o barro se quebrou, precisou da intervenção do oleiro para consertar - assim precisava remodelar.

Em geral, o texto de 2 Coríntios revela os vários propósitos pelos quais a epístola foi escrita: A fim de fortalecer e expressar gratidão aos membros da Igreja que haviam recebido bem sua carta anterior. A fim de alertá-los sobre os falsos mestres que corrompiam as puras doutrinas de Cristo.

A palavra, no original, para “atribulados” significa afligir, sujeitar a pressões ou aquilo que oprime o espírito.

1. Impossível de ser estimado, avaliado; INCALCULÁVEL: obra de arte de valor inestimável.

O segredo de ser um vaso útil e precioso para Deus é amá-lo de todo o coração e, andar em Sua presença, tendo prazer em adorá-lo e o servir.

Permita-se, como barro, ainda que seco, amoldar-se nas mãos de Deus. A Bíblia diz: “Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4,6). Deus deseja imprimir a vontade, o querer e o propósito dele em você. Como barro nas mãos do oleiro, seja maleável e deixe Deus trabalhar em sua vida.

15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim vaso aescolhido, para blevar o meu nome diante dos cgentios, e dos dreis e dos filhos de Israel. 16 Porque eu lhe mostrarei quanto deve apadecer pelo meu nome.

O Senhor moldou com amor a vida do profeta Jeremias, e isso nos lembra como Ele pode moldar a vida de cada um de nós. Seu nome significa “Jeová exaltará”, e embora tenha sido valente no serviço ao Senhor, o profeta Jeremias passou por muita angústia de espírito.