Como tirar a unha da carne?

Perguntado por: ngois4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O certo é você cortar a unha e, com uma lixa, igualar o tamanho das pontinhas dos dedos. Quando chegar perto da carne, lixe levemente, para não acabar fazendo um machucado e nem para você não sentir dor.

Unhas descolando pode ser por causas diversas como trauma por sapatos apertados, infecção fungica, psoriase, líquen plano, falta de nutrientes e vitaminas. É preciso realizar o tratamento correto de acordo com a causa.

A remoção química da unha é feita com uso de cremes que vão afinando gradualmente a lamina da unha, é indicada em casos de unhas muitos espessas e endurecidas, normalmente associada a medicações antifúngicas orais pois somente esse tratamento isolado geralmente é ineficaz para onicomicose ( infecção das unhas por ...

A unha encrava quando uma das suas bordas, ao crescer, penetra na pele em volta dela. Ocorre comumente no primeiro dedo do pé, conhecido como dedão. O problema acontece pelo aumento na pressão sobre a unha. Os sintomas do encravamento são dor, inchaço e vermelhidão nos cantos das unhas, que podem até mesmo soltar pus.

Você pode ir em um Podologo para que ele corte a parte descolada e aguardar o crescimento normal da unha. O problema de não remover essa parte que está descolada, é que você pode sofrer outro trauma nessa área solta e perder a parte da unha que ainda está colada.

Hoje em dia já não se usa "arrancar" unhas. A remoção pode ser cirúrgica (procedimento mais invasivo, com anestesia e executado por médico) ou por um profissional de podologia especializado em casos clínicos (caso a sua unha já esteja solta).

A retirada da unha nos casos de encravamento só são realizadas quando houver uma grande infecção, com descolamento da unha.

O primeiro passo é amolecer as cutículas para que seja possível retirar o seu excesso. Para isso, é importante escolher um bom amolecedor, caprichar na quantidade do produto e deixá-lo agir por 5 minutos, em média.

A onicólise ou descolamento das unhas pode acontecer por diversos fatores. Os mais comuns são a onicomicose (presença de fungos nas unhas) e a onicólise traumática (provocada por atividades manuais ou pelo hábito de limpar a parte inferior da unha, por exemplo).

O descolamento das unhas dos pés (chamado de onicólise) e a mudança na coloração são devidos a vários fatores, sendo a micose de unha a causa mais comum. Esta é uma infecção causada por fungos adquiridos pelo contato com o solo, animais, outras pessoas ou objetos contaminados como tesouras, lixas de unhas e alicates.

As unhas quando acometidas por fungos, quase sempre se apresentam ocas; Porém outras situações podem gerar este acometimento, como por exemplo a manipulação constante das unhas. Procure um PODOLOGISTA , marque sua consulta.

Quando a unha cai, o leito ungueal (pele por baixo da unha) fica exposto, causando dores e se tornando porta de entrada de microrganismos que contaminam a lesão. Nesses casos, a Membracel pode ser muito útil durante o processo cicatricial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Retirar toda unha não será a solução adequada, pois a matriz continuará doente, se não tratada nascerá novamente uma unha doente. O ideal é você procurar um podólogo especialista para que ele possa fazer a limpeza, aplicando técnicas para que sua unha cresça saudável.

A matriz ungueal localiza-se na base da unha sendo o local a partir de onde a unha cresce. A cutícula prende a parte superior da placa ungueal à pele atrás dela. A lúnula é a forma em meia-lua na base da unha.

A dipirona não funciona para tratar a micose de unha. A única forma realmente eficaz e definitiva de tratar micose na unha é com o uso de medicamentos antifúngicos, que devem ser indicados e orientados por um dermatologista.

A sensação de dor ungueal – a chamada unha dolorida – normalmente ocorre acompanhada de alguma deformidade, ou seja, de alguma alteração do formato das unhas. A causa mais comum é a unha encravada, que já discutimos em outro artigo.

UNHA ENCRAVADA PODE INFLAMAR E INFECCIONAR!
Não tente mexer numa unha inflamada em casa, se a situação se agravar você pode até precisar ir para o hospital. Antes que isso aconteça, agende um horário para fazer uma avaliação gratuita em qualquer uma das nossas lojas, assim você evita dores e transtornos.

Nesse sentido, uma boa alternativa é cortar a parte da placa que desprendeu. É válido lembrar que a unha que descolou não voltará a fixar no leito ungueal. É preciso esperar que uma nova placa se forme, e isso pode levar semanas ou meses, dependendo da extensão do descolamento e se afetou a unha do pé ou da mão.

Quando retiramos a cutícula, que é a pele ao redor das unhas, estamos abrindo verdadeiras portas de entrada a micro-organismos danosos à nossa saúde. Os principais são fungos e bactérias, que podem invadir a pele lesada pelo trauma do alicate, e se alojar entre as lâminas da unha, ou mesmo abaixo dela.

A dermatologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da pele, do cabelo e das unhas.