O que a água viva significa?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

substantivo feminino [Zoologia] Cnidário marinho de corpo mole, consistência gelatinosa e transparente, possuidor de tentáculos cujas células podem causar queimaduras graves ao entrar em contato com a pele humana.

Como na fonte de Jacó, hoje também o Senhor Jesus Cristo é a única fonte de água viva. Ela saciará a sede dos que enfrentam a seca da verdade divina que tanto aflige o mundo.

Com o aumento da temperatura da água, o ambiente fica propício à reprodução das águas-vivas, fazendo com que elas venham a aparecer com mais frequência nas praias, principalmente as adultas e maiores. Outro fator que ajuda a aumentar o número de águas-vivas nas praias são as correntes marinhas.

A água é a origem da vida e o elemento de regeneração corporal e espiritual, o símbolo da fertilidade, da pureza, da sabedoria e da virtude.

A água na teologia bíblica tem dois aspectos que parecem contraditórios: um é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça. O outro é caos, morte, destruição e ausência de Deus.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva'” (João 7:37-38). Por “rios de água viva”, Jesus se referia ao Espírito que os crentes receberiam mais adiante. Quando o Espírito de Deus vem, nós recebemos nova vida.

O Salvador ensinou: “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (João 4:14).

Jesus respondeu: «Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede. (...) “A mulher disse então a Jesus: «dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede»” (Jo 4,10-15).

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

Naqueles dias, quando ocorria este ritual, Jesus parou e disse em voz alta: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:38).

Como o contato é entendido como uma ameaça pela água-viva, ela dispara essas “agulhas” contra a pele em alta velocidade. Logo em seguida, essas estruturas se rompem e liberam as toxinas que causam o ferimento semelhante a uma queimadura.

Primeiros socorros. Se o contato com a água-viva ocorreu na praia, a pessoa deve ser retirada imediatamente do mar e o ferimento lavado, sem esfregar, com muita água salgada. Compressas de água do mar e de soro fisiológico gelado são úteis, porque têm efeito analgésico.

Nunca tente retirar tentáculos ou parte de tentáculos de uma água-viva, mesmo que com um pano, nem tocar diretamente no animal. Essas ações só causarão mais lesões. Para executar essas tarefas, use luvas e uma pinça. Esfregar a pele também está proibido, pois pode fazer com o que veneno se espalhe ainda mais.

Essas bolhas indicam que a energia emocional da casa se encontra conturbada, talvez haja ali presença de brigas e ou discussões, tristezas, mágoas ou mesmo memórias ou formas pensamentos de um lugar que já teve desequilíbrio energético no passado, pois não se engane, porque tudo fica registrado no ambiente.

A água simboliza purificação e, em muitas religiões, é usada para benzer, para curar e purificar, eliminando todo o mal e representando vida nova, a exemplo dos ensinamentos da Bíblia Sagrada.

O SIMBOLISMO DA ÁGUA NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS
No Cristianismo a água é utilizada no batismo para fazer o renascimento da pessoa, para se purificar dos pecados e ter uma vida nova. No catolicismo: Tem-se a água benta que é considerado como uma espécie de medicação espiritual.

Ezequiel 47 relata a visão de Ezequiel de como fluirá água de sob o templo de Jerusalém em direção ao leste, aumentando cada vez mais até tornar-se um rio. O rio fluirá para o Mar Morto que “viverá” novamente com peixes e vegetação.

Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele'.

A águia representa a proximidade de Deus, considerada mensageira divina. Representa proteção espiritual e no Cristianismo representa o poder de Deus. Uma pessoa com talento, perspicácia, inteligência e com excelente visão de negócios é chamada de águia.

O Novo Testamento utiliza a água para representar a palavra de Deus e o Espírito Santo (Ef. 5.26; João 7.37-39). Normalmente, um não opera sem o outro. A água é “viva” porque tem o Espírito.