O que significa fluirão rios de água viva?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva'” (João 7:37-38). Por “rios de água viva”, Jesus se referia ao Espírito que os crentes receberiam mais adiante. Quando o Espírito de Deus vem, nós recebemos nova vida.

João 7:38 Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.

João 7:38 – No último dia da festa dos tabernáculos, os judeus tiravam água e a derramavam perante o Senhor. Supõe-se que Cristo aludiu a isso. Se alguém deseja ser verdadeiramente e para sempre feliz, que se entregue a Cristo e seja governado por ele.

Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá.

Ezequiel 47 relata a visão de Ezequiel de como fluirá água de sob o templo de Jerusalém em direção ao leste, aumentando cada vez mais até tornar-se um rio. O rio fluirá para o Mar Morto que “viverá” novamente com peixes e vegetação.

A água é a origem da vida e o elemento de regeneração corporal e espiritual, o símbolo da fertilidade, da pureza, da sabedoria e da virtude.

A água na teologia bíblica tem dois aspectos que parecem contraditórios: um é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça. O outro é caos, morte, destruição e ausência de Deus.

Água-viva, medusa, alforreca ou mãe-d'água fazem referência a um conjunto de animais marinhos, que podem ser cnidários, ctenóforos e taliáceos. De corpos transparentes e aspecto gelatinoso, estes animais são invertebrados e seu corpo é constituído 95% de água.

A água viva é o evangelho de Jesus Cristo. “A fonte de águas vivas (…) era um símbolo do amor de Deus” (1 Néfi 11:25). A água viva pode nos proporcionar “vida eterna” (João 4:14; D&C 63:23).

16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 17 Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados".

As águas-vivas já são conhecidas pelos banhistas das praias cariocas e também por quem frequenta a Região dos Lagos. Mas, agora, quem estiver passando tempo no mar precisa ficar atento ao tamanho delas.

Pregando o batismo e a conversão dos pecados, ele se tornou bastante conhecido, alcançando com seus ensinamentos muitas pessoas da Judéia e Jerusalém. Porém, uma de suas principais falas se refere, exatamente, a sua principal missão, anunciar Jesus. “Depois de mim, vem aquele que é mais forte do que eu.

As perguntas do Senhor nos dão perspectivas da Sua grandeza e da vida, que são muito importantes para as pessoas que estão passando por provações. Jó 38–39 explica como Jó pôde desenvolver mais confiança no Senhor, para que pudesse acreditar plenamente que suas provações eram para seu benefício.

Em Jó 38 vemos que o momento tão esperado por Jó finalmente chegou. Do meio de um redemoinho o Senhor falou e interrompeu a discussão. Contudo, não seria do jeito que Jó imaginava. O Senhor ordenou que ele se preparasse, porque lhe faria perguntas e queria as repostas.

As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam. Salomão Bíblia Sagrada. Cânticos 8:7.