Qual a água viva que nunca morre?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
3.9 / 5 11 votos

Essa água viva, chamada Turritopsis nutricula, simplesmente não consegue morrer de causas naturais. Sua capacidade de regeneração é tão alta que ela só pode morrer se for completamente destroçada.

Água-viva-juba-de-leão (Cyanea capillata)
A água-viva-juba-de-leão, apesar do tamanho importante que pode alcançar, não é perigosa para uma pessoa saudável, já que seu contato não causa mais que uma irritação.

Único animal imortal conhecido pela ciência, ela possui a capacidade de reverter para um estágio sexualmente imaturo, em vez de sucumbir à morte. Desde que não seja morta por predadores, este ciclo pode ser repetido indefinidamente.

Embora o contato com essa criatura marinha cause muita dor, ardência e vermelhidão, que realmente são sintomas de queimadura, na verdade a lesão acontece pelo envenenamento provocado pelas toxinas da água-viva. Também conhecido como medusa, esse animal que habita os oceanos tem células especiais chamadas cnidócitos.

A queimadura por água-viva é provocada por uma substância tóxica – popularmente chamada de veneno. A especialista em queimadura explica que seus sintomas são dor, ardência e vermelhidão – sintomas que ocorrem de imediato.

Não há provas de quê a imortalidade humana é uma condição possível. Formas biológicas têm limitações inerentes, que podem ou não ser capazes de serem superadas através de intervenções médicas ou técnicas. Em 2009, descobriu-se a imortalidade biológica em pelo menos uma espécie, o Turritopsis dohrnii, uma água-viva.

A Água-viva-caixa-australiana (Cubozoa) é simplesmente a criatura mais venenosa do mundo, presente na região da Austrália e da Ásia. A estimativa é que essa água-viva seja responsável por pelo menos 100 mortes anuais. Acontece que seu veneno atinge o coração, o sistema nervoso e as células da pele.

Klarn era um jovem guerreiro de uma tribo pré-histórica que tinha como grande inimigo o ardiloso Vandar Adg(Vandal Savage), e foi em uma batalha contra Adg que uma grande bola de fogo caiu dos céus. A radiação do meteoro, conferiu a Adg o dom da imortalidade.

Explique que nunca devem tocar em águas-vivas, mesmo que estejam na areia, pois elas ainda podem conter veneno. Não dissemine o medo, mas reforce a importância de respeitar o mar e as criaturas marinhas, tendo sempre atenção, tomando cuidado e respeitando os limites para maior segurança.

Nunca tente retirar tentáculos ou parte de tentáculos de uma água-viva, mesmo que com um pano, nem tocar diretamente no animal. Essas ações só causarão mais lesões. Para executar essas tarefas, use luvas e uma pinça. Esfregar a pele também está proibido, pois pode fazer com o que veneno se espalhe ainda mais.

As espécies mais perigosas são as Cubomedusas. De acordo com o professor Andre Morandini, diversas espécies podem causar a morte, mas a mais famosa é a vespa-do-mar Chironex fleckeri (do inglês sea-wasp). Ela pode ser encontrada na costa leste da Austrália.

Saiba mais sobre esses cnidários. A água-viva é um animal marinho, invertebrado pertencente ao filo dos cnidários. O corpo de uma água-viva adulta é composto de uma substância gelatinosa em forma de sino que envolve sua estrutura interna, da qual os saem vários tentáculos.

Com o aumento da temperatura da água, o ambiente fica propício à reprodução das águas-vivas, fazendo com que elas venham a aparecer com mais frequência nas praias, principalmente as adultas e maiores. Outro fator que ajuda a aumentar o número de águas-vivas nas praias são as correntes marinhas.

As águas-vivas são sim capazes de queimar as palmas das mãos das pessoas, basta entrar em contato, o que acontece é que é dificil elas chegarem até a mão, já que elas não ficam na superfície da água, por isso elas geralmente atacam as pernas.

Não tocar na água-viva com a mão no caso de estar aderida à pele.

Aplicar vinagre branco
Após retirar os tentáculos, uma excelente estratégia para aliviar a dor e neutralizar algum do veneno é aplicar vinagre branco de cozinha diretamente no local atingido por 30 segundos. O vinagre contém uma substância, conhecida como ácido acético, que neutraliza o veneno da água viva.