O que aconteceu com o filho de José do Egito?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A primeira morte acontece justamente com Jacó, quando vai ao Egito, reencontrar José. Assim que fica frente a frente com o filho, que acreditou que tinha morrido por anos, o pastor dispara: "Agora posso morrer, depois que vi você vivo em pessoa".

Após a morte de José (Egito) seus filhos e descendentes continuaram com os privilégios que o pai alcançara no Egito? Os textos bíblicos do livro do Êxodo, nos falam que os privilégios aos hebreus acabaram, e começou um levante entre o povo egípcios para retomar o poder nas mãos.

Quantos filhos José do Egito teve? José teve dois filhos, Manassés e Efraim. De acordo com a Bíblia, os dois nasceram durante os sete anos de fartura, antes que a fome se tornasse um problema no mundo. Apesar da crise, o Egito estava bem abastecido por causa do trabalho de preparo de José.

Promoveu a idolatria a Baal, reconstruindo os altares destruídos por seu pai. Promoveu práticas de magia e adivinhação e introduziu até mesmo nos pátios do templo ritos e altares indevidos. Um dos extremos dessa chamada idolatria foi o sacrifício humano, tendo incluído os seus próprios filhos.

Aprisionado pelos assírios, foi levaram levado para o cativeiro na Babilônia, mas Deus ouviu sua oração de arrependimento e o trouxe novamente para Jerusalém onde ele passou a combater a maré de idolatria que ele mesmo tinha criado.

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

Por que Efraim recebeu a primogenitura em lugar de Manassés? “José, filho de Jacó, devido à fidelidade e integridade para com os propósitos do Senhor, foi recompensado com o direito de primogenitura em Israel.

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.

A seu próprio pedido, José foi enterrado em terra de Israel. Sua suposta tumba se transformou em um lugar de peregrinação para os colonos religiosos, assim como para os milhares de "haredim" (judeus ultraortodoxos) que visitavam o local várias vezes ao ano.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José.

José morre com 110 anos, mas antes de falecer, deixa claro que quer ser enterrado em Canaã, terra que Deus deu a Abraão e seus descendentes. Na Bíblia, está informado as diretrizes que ele deixou aos irmãos, mas não o motivo do falecimento.

Ele tinha um único pedido: Ser enterrado na terra que Deus prometera a ele, seus pais e sua posteridade. Antes de morrer, Jacó designou as responsabilidades de primogenitura. Geralmente, o primeiro filho a nascer recebe a bênção e as responsabilidades da primogenitura.

110 anos

Após o encontro com sua família, José arranjou a melhor terra no Egito para que sua família morasse. José viveu muitos anos no Egito até sua morte com 110 anos , mas nunca se esqueceu da aliança de Deus para o povo de Israel.

  • Efraim
  • Manassés

Porém Jeroboão que liderou a revolta das tribos de Israel sempre é lembrado como aquele que fez o mal aos olhos do Senhor. Sabe-se que os redatores falam de Omri e Acab, como reis de Israel que fizeram mais mal que todos os reis anteriores.

Em razão dos pecados de Manassés, o Senhor permitiu que ele fosse preso e levado para a Babilônia. Ali, no cárcere, Manassés verdadeiramente teve um encontro com Deus e se arrependeu de todo o coração. Deus viu que o arrependimento do rei foi verdadeiro e concedeu-lhe uma nova chance.

Tem origem no hebraico Manasseh, a partir de Menasheh, que quer dizer “aquele que está entregue ao esquecimento (perdão)”. Deriva da palavra nasháh que significa “ele esqueceu”. Aparece no Antigo Testamento da Bíblia como nome do filho mais velho de José, e também como ancestral de uma das doze tribos de Israel.

  • Maquir
  • Jair
  • Machir

Então juntamente com todas as tribos que formavam o Reino do Norte, a tribo de Efraim acabou sendo exilada quando o reino de Israel foi conquistado e destruído pelo Império Assírio como juízo de Deus por causa de sua corrupção moral.

Desde o início da história de José podemos ver como ele tinha fé e sabia qual era sua missão – servir a Deus e ao próximo – isso o manteve firme mesmo nas provações e ele que passou por tantas desventuras veio a se tornar o segundo homem mais importante do Egito.