O que é a dança clássica e moderna?

Perguntado por: dmartins4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Derivada do balé, a dança moderna acaba por se diferenciar da dança clássica, pois, se por um lado o balé aprecia a leveza e a suavidade dos movimentos a dança moderna, desde sua origem, buscava a manifestação extrema dos sentimentos através dos movimentos corporais.

A dança clássica consiste no balé, um tipo de dança bastante tradicional que abrange movimentos e técnicas específicas que devem ser seguidas à risca pelos bailarinos.

A dança contemporânea é conhecida como um segmento da dança moderna. Essa é uma boa opção para quem gosta de explorar diferentes formas, planos e ritmos do corpo. O estilo de dança contemporâneo é ótimo para aumentar a consciência corporal e força muscular através de movimentos que fogem do comum.

Como características principais do Ballet Clássico, temos: a técnica e a busca pela perfeição como base conceitual; postura ereta do dançarino (trabalho do corpo na posição vertical-alongada); o uso da música clássica; e movimentos executados com o pé na posição em dehors (o giro dos pés e pernas para fora).

Objetivo geral: Introduzir os conhecimentos técnicos e estéticos da dança clássica propiciando consciência corporal, socialização, respeito às diferenças e potencialidades para a ampliação de seu repertório gestual, musical visual e consequentemente, da sua leitura de mundo.

Derivada do balé, a dança moderna acaba por se diferenciar da dança clássica, pois, se por um lado o balé aprecia a leveza e a suavidade dos movimentos a dança moderna, desde sua origem, buscava a manifestação extrema dos sentimentos através dos movimentos corporais.

São exemplos de danças de salão clássicas tango, valsa vienense, valsa inglesa, slow fox e quickstep. Por ser um país muito grande, o Brasil possui vários tipos de dança de salão em seu território. Os ritmos mais presentes no Brasil são: Soltinho, Forró, Samba, Samba de gafieira, Samba rock, Xaxado, Maxixe.

A dança Moderna é mais rica em movimentos, é mais livre em gestos e passos. Ela tem relação com hábitos , formas de expressão de movimentos humanos do homem moderno. É preciso deixar claro que todo o tipo de trabalho, exige um esforço técnico, que é o fluxo do movimento.

A dança clássica, também conhecida como ballet, é um tipo de dança que reúne uma série de técnicas e movimentos específicos. Por outro lado, o ballet é o nome que permite fazer referência à peça musical composta para ser interpretada através da dança.

A dança clássica tem suas origens no balé italiano no século XV. Luís XIV desempenhou um papel importante no reconhecimento da dança clássica como uma arte. É a França e a Rússia que dão balé clássico a sua nobreza com dançarinos e coreógrafos como Petipa ou Serge de Diaghilev.

A Dança Clássica. No século XV surge o balé nas cortes da Itália, originado dos grandes bailes de rua se tornou um pequeno baile, o "balletto". Mais tarde, foi introduzido na França por uma rainha italiana e se difundiu por outros países europeus, como Inglaterra, Dinamarca e Rússia.

Derivada do balé, é por meio desse mote que a dança moderna acaba por se diferenciar da dança clássica. Ora, se por um lado o balé aprecia a leveza e a suavidade dos movimentos; a dança moderna, desde sua origem, buscava a manifestação extrema dos sentimentos através dos movimentos corporais.

De acordo com os profissionais, um dos conceitos básicos sobre a diferença entre os estilos é que a dança contemporânea não obedece a técnicas, ela é livre e mistura diferentes estilos e formas de expressar os movimentos, ao contrário da moderna, que surgiu para romper com os estilos clássicos.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.