Quem é a mãe da dança moderna?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Isadora Duncan

Conhecida como a "Mãe da Dança Moderna", Isadora Duncan foi uma revolucionária cuja influência se espalhou da América para a Europa e Rússia, criando uma sensação em todos os lugares em que ela se apresentou.

Nascida na Hungria, Maria Duschenes mudou-se para o Brasil em 1940. A partir de então, destacou-se como educadora e pioneira na difusão dos ensinamentos do revolucionário pesquisador Rudolf Laban (1879-1958).

Isadora Duncan

Isadora Duncan (1877-1927)
A norte-americana, nascida em São Francisco em 26 de maio de 1877, foi uma bailarina e coreógrafa que revolucionou o mundo da dança ao propor movimentos mais fluidos e livres, dando lugar ao que foi chamado depois de dança moderna.

A dança moderna surgiu entre os séculos XIX e XX, principalmente na América do Norte e na Europa, como um protesto ao balé clássico, que possuía movimentos rígidos seguidos rigorosamente pelos bailarinos. Esse protesto foi tão intenso, que um dos primeiros elementos a serem retirados foram as sapatilhas do balé.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns.

No Brasil, a videoarte e a videodança têm seu início nos anos 1970 com o trabalho da coreógrafa e videomaker paulista Analivia Cordeiro (1954).

As evidências mais antigas de dança remontam a pinturas rupestres encontradas em cavernas na Índia e na África, datadas de cerca de 9.000 anos atrás. Essas pinturas retratam figuras humanas em poses dançantes, sugerindo que a dança já era uma forma de expressão artística e social na antiguidade.

Bertha Rosanova, nasceu em Santos, no Estado de São Paulo, no dia 31 de agosto de 1930; ou seja, se estivesse viva, estaria completando hoje 91 anos! Na verdade nasceu com o nome de Bertha Rozenblat, e era filha única de imigrantes judeus vindos da Polônia para o Brasil.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

A contribuição de Maria Duschenes para a história da dança é imensurável. Foi a responsável por trazer ao Brasil a Teoria do Movimento de Laban, e o método Dalcroze Eurhythmics. Como educadora, valorizava o repertório de movimento de cada aluno, num ambiente de pesquisa propício à criatividade para novas buscas.

Conheça 8 grandes nomes do mundo do ballet

  1. Anna Pavlova. Anna Pavlova nasceu em São Petersburgo, Rússia, em 1881. ...
  2. Maurice Béjart. ...
  3. Márcia Haydée. ...
  4. Mikhail Baryshnikov. ...
  5. Vaslav Nijinsky. ...
  6. Martha Graham. ...
  7. Misty Copeland. ...
  8. Sylvie Guillem.

Anna Pavlova rodou por muitos países com suas apresentações. O ballet mais famoso do qual participou foi “A Morte do Cisne”, recriado pelo coreógrafo Mikhail Fokine especialmente para ela. A bailarina participou de muitas turnês pela Europa, América do Sul, Estados Unidos, Ásia e muitos outros lugares.

Ana Botafogo, maior bailarina brasileira, fala sobre carreira e clássicos.