O que é sinal de Romberg positivo?

Perguntado por: apadilha6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O Sinal de Romberg ou de Brauch-Romberg se dá quando há diferença de equilíbrio com os olhos abertos e fechados. Portanto, a prova de Romberg é dita positiva quando o paciente consegue manter-se em equilíbrio com os olhos abertos, mas apresenta oscilações importantes ou tendência à queda ao fechar os olhos.

Nele, o paciente é orientado a ficar em pé, com os braços juntos ao corpo. A princípio, os olhos devem ficar abertos, mas precisam ser fechados alguns segundos depois. Isso é feito para observar a diferença entre a oscilação com e sem o auxílio da visão.

O Teste de Romberg é conduzido por um especialista em Medicina Ocupacional.

O Teste de Equilíbrio mensura oscilações posturais do centro de massa durante o equilíbrio bi ou monopodálico, olhos abertos ou fechados e serve para avaliar o controle postural do paciente, bem como prevenir o risco de queda e quantificar a avaliação de equilíbrio.

Atualmente, os testes clínicos mais descritos na literatura são o timed up and go (TUG), escala de equilíbrio de berg (EEB), teste de alcance funcional (TAF), escala de Tinetti (POMA), teste de performance física (PPT), equiscale e a escala activities-specific balance confidence (ABC).

Atáxica - Marcha
A marcha atáxica é o termo médico para descrever as alterações de caminhar caracterizadas por incoordenação dos membros inferiores. Essa alteração não ocorre em indivíduos normais e sempre indica disfunção de estruturas neurológicas importantes para o equilíbrio.

  1. Eletronistagmografia ou Videoeletronistagmografia.
  2. Teste da cadeira rotatória.
  3. Acuidade visual dinâmica computadorizada (AVDC)
  4. Posturografia dinâmica computadorizada (PDC)
  5. Vertical Visual Subjetiva.
  6. Potencial evocado miogênico vestibular.

O teste dedo-nariz pode ser útil na distinção entre lesões cerebelar e posterior da coluna (proprioceptiva). O teste deve ser realizado com os olhos fechados para avaliar a propriocepção na extremidade superior. Um teste para a função cerebelar que enfatiza as extremidades inferiores é o teste do calcanhar-joelho.

À manobra de Barré, o indivíduo, em decúbito ventral, mantém as pernas fletidas sobre as coxas. O déficit da musculatura flexora da perna leva a oscilações ou à queda da perna parética.

O protocolo de tratamento teve 14 estações de acordo com a Escala de Equilíbrio de Berg: 1- Passar da posição sentada para a posição em pé, 2- Permanecer em pé sem apoio; 3- Permanecer sentado sem apoio nas costas, mas com os pés apoiados no chão ou num banquinho; 4- Passar da posição em pé para posição sentada; 5- ...

Os reflexos testados incluem:

  • Bíceps (inervados por C5 e C6)
  • Braquial radial (por C6)
  • Tríceps (por C7)
  • Flexores dos dedos distais (por C8)
  • Reflexo do joelho no quadríceps (por L4)
  • Reflexo do tornozelo (por S1)
  • Reflexo da mandíbula (pelo 5º par craniano)

Como entender o resultado
O resultado do tilt test geralmente é positivo ou negativo, dependendo das alterações identificadas pelo médico durante o exame, que observa medidas, como a frequência cardíaca e pressão arterial, e a presença de sintomas como tontura ou náusea.

Avaliação do equilíbrio dinâmico
O teste de Unterberger(14) consistiu que os escolares marchassem de olhos fechados, sem se deslocarem, elevando os joelhos a, aproximadamente, 45° e o quadril a 90°, executando 50 passos (um por segundo) com os braços estendidos a sua frente a 90°.

Para a avaliação do equilíbrio estático, foram utilizados os testes de Romberg, Romberg-Barré e Fournier, e, para avaliar o equilíbrio dinâmico, foi usado o teste de Unterberger.

Teste de Fukuda
São considerados resultados patológicos se houver deslocamento maior do que 1m e/ou rotação superior a 30°. Este teste é útil no acompanhamento de pacientes com patologias periféricas durante o tratamento, pois fornece sinais de compensação vestibular.

O teste é considerado positivo quando se observa o paciente balançar, balançar irregularmente ou mesmo cair. A característica principal a ser observada é que o paciente se torna mais instável com os olhos fechados.

A tontura, ou perturbação do equilíbrio corporal, é um sintoma muito comum no dia a dia das pessoas. Assim como, geralmente a tontura é associada à problemas no ouvido interno (labirinto), que, por sua vez, é afetado por algumas doenças ou pela variada quantidade de medicação ingerida.

Existem diversos testes de equilíbrio corporal, entre eles estão: a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), o Teste de Alcance Funcional Anterior (TAF), o teste “timed up and go” (TUG) e o Teste de Equilíbrio de Tinetti (performance oriented mobility assessment — POMA).

Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.