O que é síndrome do pinçamento?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A síndrome do pinçamento subacromial refere-se às lesões do tendão do músculo supra-espinhal, associadas ou não às lesões da cabeça longa do músculo bíceps do braço, originadas pelo pinçamento desses tendões contra a porção ânte-ro-inferior do acrômio, articulação acromioclavicular e ligamento coracoacromial(17,18).

O Que É A Síndrome Do Impacto Do Ombro? É uma patologia causada pela compressão prolongada gerando inflamação ou degeneração na região de estruturas do ombro, sendo as estruturas mais afetadas o tendão supraespinhal, tendão do bíceps, a bursa subacromial e articulação acromioclavicular.

Do ponto de vista da dor, no caso de uma lesão do manguito rotador, normalmente há dor na parte lateral ou externa do ombro, ao redor do músculo deltoide. Essa dor geralmente piora quando ao tentar levantar o braço acima da cabeça ou ao levantar objetos para longe do corpo.

Evitar atividades que causam dor, realizar fisioterapia apropriada com as medicações orais e bloqueios seletivos da raiz nervosa ou injeções epidurais de esteroides na área de irritação e inflamação garantem o bom resultado do tratamento.

Normalmente, a compressão de um nervo ocorre por alterações anatômicas na região (como na síndrome do túnel do carpo e síndrome do túnel cubital/ulnar ou na hérnia de disco da coluna), encurtamentos musculares, traumas ou lesões repetitivas.

No estágio I ocorrem edema, hemorragia, dor no ombro, dor a movimentação e limitação da rotação interna; estágio II fibrose e a tendinite propriamente dita; estágio III, laceração do manguito rotador, rupturas do tendão bicipital e esporões ósseos.

Como é feito o diagnóstico da síndrome do impacto? Geralmente o diagnóstico para bursite ou tendinite é clínico, feito com base na história do paciente e com exame físico. Com base nos sintomas, o Ortopedista pode pedir um exame Raios-X para detectar alterações no acrômio ou esporões ósseos.

Esses são indicativos de que há uma alteração no corpo que é percebida pelo próprio paciente, como:

  • dor de cabeça;
  • angústia;
  • náusea;
  • tontura;
  • cansaço.

Os traumas ocorridos na escápula e na parte superior do ombro são os mais perigosos. Por isso, indivíduos que praticam esportes de alto contato, como artes marciais, tendem a sofrer mais do problema. Também é possível encontrarmos pacientes que sofreram uma lesão por causa de traumas indiretos.

De modo geral, há um período de imobilização que se estende de 4 a 6 semanas. Após esta fase se inicia a fisioterapia, que tem como objetivo recobrar os movimentos do ombro e costuma se estender por 3 meses.

Essa síndrome pode ser ocasionada por diversos problemas ortopédicos: artrose de ombro, tendinite calcária, lesão do manguito rotador, capsulite adesiva ou luxação.

Qual é o tratamento para a síndrome do manguito rotador? Na maioria dos casos não é necessário realizar nenhum tipo de intervenção cirúrgica. As soluções mais comuns ocorrem por meio do tratamento conservador e envolve tratar a inflamação dos músculos e tendões, ao mesmo tempo em que se recupera os movimentos.

De forma geral, o uso da tipóia após a cirurgia do reparo do manguito rotador varia de 4 a 6 semanas. Em alguns casos indica-se também o uso do coxim de abdução (saiba mais em quais os tipos de tipóia), a depender do tamanho da lesão reparada, da tensão do tendão ao final da cirurgia e do(s) tendão/tendões reparado(s).

1. O que acontece se eu não operar o meu manguito rotador quando indicado? A cirurgia do manguito rotador geralmente é indicada quando o paciente permanece com dor. Logo, caso não seja feita a cirurgia quando indicada, a dor pode persistir.

A Eletroneuromiografia (ENMG), exame neurológico, que investiga os causadores de dor.

Na maioria dos casos, a dor da radiculopatia cervical começa no pescoço e desce pelo braço na área servida pelo nervo danificado. Essa dor geralmente é descrita como ardente ou aguda. Certos movimentos do pescoço – como estender ou esticar o pescoço ou virar a cabeça – podem aumentar a dor.