O que é situação eclesiástica?

Perguntado por: mribeiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Característica daquilo que se refere ou pertence ao âmbito da igreja católica ou de seus sacerdotes; eclesial: doutrina eclesiástica. Característica daquilo que pode ser referido a qualquer membro pertencente à igreja: autoridades eclesiásticas.

Significado de eclesial
Que se refere ou pertence ao âmbito da igreja ou de seus sacerdotes; eclesiástico. Que se pode referir a qualquer membro pertencente à igreja.

Significado de Eclesiástico
substantivo masculino Indivíduo que pertence ao clero ou que faz parte dos serviços sacerdotais; sacerdote, padre, clérigo. Texto do Antigo Testamento da Bíblia; Eclesiastes.

Dentre as formas de governo, citamos as seguintes:

  • Governo Eclesiástico Episcopal.
  • Governo Eclesiástico Congregacional.
  • Governo Eclesiástico Presbiterial.

De modo geral, o Direito Eclesiástico é a ciência que estuda e possibilita que o conjunto de normas jurídicas sejam aplicadas para regular e fiscalizar os aspectos sociais que envolvam as lideranças religiosas.

O primeiro, em escala ascendente, temos na base o pároco (sacerdote), acima do qual de imediato surgem os arciprestes ou vigários, coordenadores de grupos territoriais de paróquias. Depois surgem os bispos, assistidos pelos cabidos (onde figuram os cónegos) e, eventualmente, por auxiliares.

O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.

O ano eclesiástico ou litúrgico, por outro lado, é responsável por reger os atos solenes da Igreja. Calendário eclesiástico, auditório eclesiástico, província eclesiástica, disciplina eclesiástica e ramo eclesiástico são outras expressões construídas com este adjetivo.

É provocar o encontro com Cristo e fazê-lo presente na vida da comunidade cristã.

Além disso, “Ser sujeito eclesial significa ser maduro na fé, testemunhar amor à Igreja, servir os irmãos e irmãs, permanecer no seguimento de Jesus na escuta obediente à inspiração do Espírito Santo e ter coragem, criatividade e ousadia para dar testemunho de Cristo.” (Doc. 105, n. 119).

Em sua catequese, o Pontífice explicou que são quatro as “características essenciais” da vida eclesial: “a pregação, a busca constante da comunhão fraterna, ou seja, a caridade, partir o pão, isto é, vida eucarística, e a oração”.

No livro de Eclesiastes estão registrados os pensamentos do sábio, o homem que meditou profundamente sobre a vida humana , com as suas injustiças e decepções, e concluiu que "tudo é ilusão". O Eclesiastes é o livro do homem sem Deus.

Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu. A vida é feita de muitas experiências e emoções diferentes. Eclesiastes 3 explica que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso... As coisas mudam, passam, transformam-se.

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

2. Governo Eclesiástico Congregacional. O Governo Eclesiástico Congregacional é aquele onde todas as decisões são atribuídas a uma Assembleia Geral de Membros. Este é o modelo de governança mais democrático, mas também aquele, onde o pastor presidente possui o menor poder de decisão.