O que é uma língua serpente?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Através da língua, a cobra capta partículas de odor no ar, e transmite as informações do ambiente a um receptor sensorial chamado "órgão de Jacobson", localizado no céu da boca desses répteis. Além disso, a língua das cobras também consegue receber estímulos táteis.

A resposta para esta grande curiosidade é tão simples quanto interessante: as serpentes ficam colocando a língua para fora porque é através dela que esses animais conseguem captar os cheiros. Isso mesmo! A língua das serpentes faz parte do seu sistema olfativo!

Parseltongue

Visão Geral
Língua das Cobras ou Parseltongue é a língua que as cobras falam. Um bruxo capaz de falar essa língua é chamado ofídioglota.

Genesis 3:1 (NTV) diz, “A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus havia criado.” Na versão King James da Bíblia, astuto é chamado de “sutil”.

Os ancestrais destes répteis rastejantes eram lagartos. Os especialistas não sabem exatamente de qual grupo, mas suspeitam que tem a mesma origem de iguanas e camaleões.

Com 1 m de comprimento, a língua desse réptil tem o dobro do tamanho do bicho, que mede cerca de 60 cm. A ponta é pegajosa para que o alimento grude nela.

A oscilação assegura, quando a língua toca algum objeto impregnado de odor, a obtenção de sensação estérea e a precisa localização dos odores. Parece que os lagartos usam essa capacidade para caçar.

Pelo solo, a cobra consegue sentir os passos da presa. O ouvido é modificado pra ter essas sensações ampliadas, e a serpente consegue sentir a presença de potenciais predadores ou presas.

A visão das cobras também é formada por células cones e bastonetes, mas, diferentemente dos seres humanos, elas só enxergam as tonalidades azuis e verdes. Isso não significa que as cobras tenham uma visão limitada, pelo contrário.

Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.

Alho espanta cobra? Se o cheiro do alho espanta até vampiros nas lendas, acredite: ele também espanta cobras! Plantar alho no seu quintal é garantia de que esses animais vão ficar bem, mas bem longe. Para além disso, você poderá preparar receitas com o alho que você mesmo colheu.

Harry Potter é uma exceção, já que ele passou a ter a habilidade de falar com as cobras depois de seu nascimento, quando Lord Voldmort tentou matá-lo e acidentalmente deixou uma parte de sua alma dentro de Harry, passando para ele, portanto, a habilidade de falar com as cobras.

A palavra cobra em português vem do latim “coluber”/”colubra”. Coluber tem origem do proto-indo-europeu, que originou diversas línguas, e isso comprova que a origem da palavra é muito antiga, muito mais que qualquer descrição de estudos Herpetológicos.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

(1) A orientação completa de Jesus é esta: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10:16).

A cobra também carrega o símbolo de sexualidade e sensualidade. Na crença cristã, por exemplo, a cobra é símbolo da tentação. Na cultura chinesa, além de ser símbolo de sabedoria e prudência, a cobra representa sensualidade e mistério.

24Segundo antiga tradição, atestada pelo menos desde fins do século I, a serpente foi o corpo usado por Satanás para entrar no Éden, aproximar-se de Eva e depois engravidá-la. Ou seja, o anjo caído, mais do que o réptil, é o parceiro da mulher na cena46.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.