O que eram os genos na Grécia antiga?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Por definição, Genos foram uma estrutura social fechada e patriarcal, na qual seus integrantes tinham um vínculo sanguíneo. Ela existiu até o período Homérico, que foi entre 800 e 1100 antes de cristo. Nessas sociedades, todos os bens eram compartilhados e voltados à sobrevivência do grupo.

Os genos eram uma forma de organização política que existia na Grécia e na Roma clássicas, sendo o Geno composto por um patriarca, seus conselheiros mais próximos e seus parentes, que incluíam tanto os parentes de sangue quanto os que eram aceitos como parte daquele Geno por suas qualidades individuais.

O genos era uma comunidade formada por um grupo de pessoas aparentadas por laços sanguíneos e descendentes de um mesmo antepassado. A sociedade era igualitária, e se caracterizava pela inexistência das classes sociais. A autoridade política era exercida pelo pater, o mais velho dos membros dos genos.

O genos era uma pequena comunidade agrícola, na qual os seus habitantes possuíam laços de consanguinidade e acreditavam que descendiam de um herdeiro mítico em comum. Essa comunidade era governada por um patriarca chamado de pater, e os membros mais próximos dele formavam a aristocracia do local.

As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.

A mutante criada pelo Dr. Genus, líder da Casa da Evolução, deu bastante trabalho ao jovem cyborg. Mas, para a sorte de Genos, que já estava se preparando para a sua autodestruição, Saitama surgiu e com um simples soco derrotou o mostro.

Sua cidade natal foi atacada por um ciborgue desonesto que causou estragos, destruindo sua casa e acabando com toda a sua família. Genos sobreviveu milagrosamente à provação, graças ao Dr. Kuseno, que estava perseguindo esse ciborgue malévolo. Foi só mais tarde que ele se tornou um ciborgue completo.

Joelho ou geno varo ou genu varum, é o termo utilizado para referir aos populares “pernas tortas”, com os joelhos sendo projetados lateralmente. Esta condição ocorre quando a tíbia, o maior osso da canela, se volta para dentro em vez de se alinhar com o fêmur, o osso da coxa.

Os genos (ou famílias, no sentido expandido de um grupo nobre com laços antigos de sangue) influenciavam a sociedade romana como um dos seus elementos políticos, tendo sido mais influentes durante o período da Monarquia e da República que no período do Império.

Sistema gentílico (clãs) ou oikos. grande família ou os genos.

O termo “polis” em grego significa “cidade”. Note que as polis gregas representam a base do desenvolvimento do conceito de cidade tal qual conhecemos hoje.

As polis gregas eram divididas em duas partes: a Ástey (zona urbana) e a Khora (zona rural), sendo formadas por casas, ruas, muralhas e espaços públicos.

Resposta verificada por especialistas
A principal diferença entre oikos e genos é que o primeiro termo engloba mais do que a família, enquanto o genos se refere à conexão sanguínea.

Existiam diversos genos, eram considerados clãs liderados e chefiados pelo homem mais velho. Esta liderança era passada de forma hereditária, ou seja de pai para filho, sempre para o filho primogênito. Estas organizações que surgiram na região da Grécia Antiga, começaram a ficar mais fortes após 1ª Diáspora Grega.

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

Resposta verificada por especialistas. A diferença central é que os genos eram menores, sendo uma forma de organização social que podemos chamar de tribal, tendo sido característica do período formativo da história grega, enquanto que as póleis eram bem maiores, sendo já organizações sociais mais complexas.

A história da Grécia Antiga está dividida em quatro períodos: Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) • Homérico (séculos XII - VIII a.C.) • Arcaico (séculos VIII - VI a.C.) • Clássico (séculos V - IV a.C.)

Aqueus ou Civilização Micênica foram povos antigos que ocuparam o Peloponeso e construíram cidades protegidas por muralhas. Com origem indo-europeia, eram povos nômades que buscavam terras férteis.

Entre elas, a que mais comoveu foi a derrota de Genos, que morreu em uma última tentativa de deter Garou e ajudar Saitama.