O que não enferruja aço ou alumínio?

Perguntado por: rsalgueiro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Como o alumínio não contém ferro ou aço em sua composição, é certo dizer que a matéria-prima não enferruja. No entanto, alumínio oxida ao entrar em contato com o oxigênio. Nesse caso, ao contrário do que acontece com metais ferrosos, a oxidação cria uma camada de proteção sobre o alumínio.

Para concluir, em termos de comparação, o aço é mais resistente e mais pesado. Já o alumínio tem um pouco menos de resistência, porém é mais leve e apresenta maior versatilidade. No entanto, o alumínio é mais caro que o aço e este investimento deve depender da função final do produto.

Aço inox. O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção. Independentemente da força ou frequência de uso, raramente revela vestígios de amassados ou arranhões, mesmo após anos.

O alumínio é um material extremamente reativo, entretanto, apresenta uma elevada resistência à corrosão devido à passivação. Basicamente, o alumínio fica mais nobre (menor atividade) por ação desta película óxida, que tem uma boa aderência à superfície e acaba impedindo que um volume maior do material seja corroído.

O oxigênio é o que geralmente provoca a corrosão do alumínio, verificada em outros metais, como a prata (que escurece ao longo do tempo) e o cobre (que ganha um aspecto esverdeado com o passar dos anos).

A principal desvantagem do alumínio é que a sua leveza e versatilidade são contra balanceadas com a sua baixa resistência. Obras que exigem que o material sustente condições diversas de peso e força costumam não aderir a esse material.

Muito conhecida, a ferrugem é o resultado a oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar, se oxida e desta reação surge a ferrugem, que deteriora de pouquinho o material original.

1 – Alumínio
A resposta está na sua resistência ao sol e chuva e pelo fato de não causar corrosão. É uma boa opção também por ser um material leve e de fácil limpeza. Além disso, o alumínio não perde sua cor com o tempo, de forma que a durabilidade do móvel também é bastante grande.

Já nos quesitos resistência e durabilidade, o aço inox é superior, além de ter melhor absorção a impactos.

Além de leve, o alumínio apresenta excelente resistência à corrosão. Após a extrusão do perfil, uma camada fina de óxido de alumínio ajuda a proteger o metal, oferecendo também a propriedade de autorregeneração quando as peças são afetadas.

Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo.

Apesar do nome — aço inoxidável, o aço inox enferruja se houver agentes externos que provoquem a corrosão. Desse modo, quando a limpeza não é feita com frequência ou da forma correta, esse problema pode acontecer. Por esse motivo, é necessário manter as peças de aço inox limpas e livres de umidade na superfície.

Isso acontece devido os componentes de sua estrutura. O aço inox é constituído por uma combinação entre cromo e ferro. Essa mistura resiste com mais intensidade a ação de agentes corrosivos. Contudo, não impede totalmente que o material sofra algum tipo de desgaste com o tempo.

Existem algumas ligas mais resistentes do que outras
Esse é o caso do alumínio naval, como as ligas 5052F e 5083F, que devem suportar alto nível de corrosão devido ao ambiente marítimo.

Use vinagre.
Para limpar uma panela de alumínio, encha-a com água e acrescente duas colheres de sobremesa (30 ml) de vinagre para cada 1/4 de água. Deixe ferver por 15 minutos e jogue fora a mistura. É possível que você tenha que repetir esse processo mais de uma vez para remover completamente a oxidação.

Para o alumínio e suas ligas, os ácidos sulfúricos, fosfórico, oxálico e crômico são os eletrólitos de uso mais frequente neste tipo de anodização. Em aplicações que exigem alta resistência à corrosão, o ácido crômico garante os melhores resultados de proteção.

Como e por que ocorre a corrosão do aço? A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina.

Assim como o alumínio, o inox também apresenta grande resistência à corrosão. A diferença está na matéria-prima: enquanto o alumínio vem da bauxita, o inox vem da mistura de ferro com carbono. E também há o fato que o inox é um material mais duro, não correndo o risco de amassar.

"O alumínio é hoje um dos itens com maior vida útil numa obra, com longevidade estimada em mais de 40 anos", diz o empresário Roberto Papaiz, presidente da Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal). "Os produtos de alumínio também são recicláveis e têm alto valor residual".

Melhores alternativas
O aço é um material de custo um pouco mais elevado, e também é menos leve que o alumínio. Porém, são mais resistentes, e sua força estrutural é bem melhor que a do alumínio, e isso garante mais proteção e segurança para os moradores de uma residência ou condomínio.