Por que o sal enferruja?

Perguntado por: dhernandes5 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Uma forma de corrosão que ocorre quando o metal e a água salgada se juntam é chamada de corrosão eletroquímica. Os íons metálicos se dissolvem na água que conduz eletricidade e contém íons, atraindo os íons de outros compostos. Assim, a água salgada ataca o metal e a corrosão ocorre.

A ferrugem é resultado da oxidação do ferro devido ao contato com o oxigênio presente na água e no ar.

Como já dissemos acima, os sais e a umidade contidos na maresia aceleram o processo de corrosão dos metais. Assim, tudo que contiver metal e estiver desprotegido contra a corrosão pode enferrujar e estragar.

Para fazer isso, comece derramando sal na área afetada. Em seguida, regue com o sumo de limão. Deixe descansar por duas ou três horas, depois use casca de limão ou uma escova de dente para remover a ferrugem. Enxágue com água limpa e seque o objeto com um pano de microfibra.

A água salgada e o metal não se misturam, pois o sal corrói o metal. Certos objetos -- como motores de barco -- passam bastante tempo submersos em água salgada e eles podem enferrujar rapidamente.

A água com gosto de ferrugem é imprópria para consumo e causa outros transtornos ao manchar roupas, pias e vasos sanitários, entupir filtros, chuveiros e válvulas solenoides das máquinas de lavar e engripar válvulas hydras, acarretando em grande desperdício de água.

O mar do estado é o segundo mais salgado do mundo
Uma das curiosidades sobre o Rio Grande do Norte é o fato do mar que cobre a costa potiguar ser o segundo mais salgado do mundo, perdendo apenas para o Mar Morto, no Oriente Médio.

Podemos beber água do mar? Sabemos que cerca de 97,5% da água existente no planeta é salgada. No entanto, essa grande quantidade de água não é usada para consumo humano, uma vez que sua ingestão pode desencadear sérios riscos à saúde humana.

Assim, podemos entender porque a palha de aço enferruja mais rápido que o prego: ela possui maior superfície de contato com o oxigênio do ar, o que acelera a reação de oxidação.

Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja.

O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção.

Este cheiro de maresia característico que você sente quando está na praia não é da água do mar, nem dos peixes. O culpado é um composto de enxofre, o dimetilsulfureto, substância volátil liberada por bactérias, fitoplânctons e algas marinhas e que possui um papel importante na saúde dos oceanos.

É recomendado o uso do aço inox ou galvanizado que para maior proteção podem receber pinturas especiais contra a corrosão. Outra opção ainda é o aço do tipo patinável.

As peça fabricadas em metal são as que mais sofrem com a ação da maresia. Para evitar a ferrugem, prefira aço inoxidável ou alumínio. Aplicar três demãos de verniz ou filme de poliuretano, que adere como uma segunda pele à superfície e não deixa a umidade passar, também é uma alternativa.

E porque o vinagre ajuda a remover ferrugem das ferramentas: O vinagre contém tipicamente 5-20% de ácido acético por volume. O ácido acético é produzido pela fermentação de etanol ou açúcares por bactérias ácidas acéticas e é um excelente agente removedor de ferrugem e outros depósitos.

Basta jogar um pouco de vinagre branco sobre a parte enferrujada e deixar agir por algumas horas. Após isso, passe uma esponja ou pano macio para remover a sujeira. Depois, passe um produto de limpeza que você usa no dia a dia para tirar o cheiro de vinagre e seque muito bem com um pano seco.

Até hoje é grande o número de superstições em torno do sal. Algumas delas: O saleiro passado de mão em mão a outra pessoa da mesa traz má sorte. No Brasil, recomenda-se que ele não seja levantado da superfície da mesa.

O sal também era ampla e variavelmente usado em Israel. Os livros de Números e Crônicas apresentam o sal como o símbolo que confirma a amizade entre as partes. Comer sal juntos foi (e ainda é) um sinal de amizade em algumas regiões do Mediterrâneo.

O mineral funciona como um “ímã” para a água e atrai a umidade ao seu redor.