Porque aço carbono enferruja?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O aço carbono é uma liga metálica muito empregada na indústria. Ela é resultante da combinação entre ferro e carbono. Quando em contato direto com oxigênio, esse tipo de aço é tomado pela corrosão.

Como e por que ocorre a corrosão do aço? A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).

- Risco de custos maiores: se o projeto não levar em conta todos os itens da construção, o preço pode ser de 5 a 20% maior se comparado ao processo tradicional. - Pouco indicado em construção pequena: como se trata de uma estrutura industrial, não se justifica economicamente a encomenda de poucas peças.

» Em aço carbono: 90 dias de vida útil.

O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.

Esfregue a ferrugem com uma lixa de 80 a 100 grãos. A lixa é suficientemente forte para remover a ferrugem sem danificar o aço de carbono.

As esponjas de nylon também são aliadas na limpeza de produtos em aço carbono, acompanhada de água e sabão suave para não prejudicar o material. Importante secar depois com um pano limpo. Outra dica? Os sprays para limpeza a seco disponíveis no mercado.

A oxidação negra aço carbono ocorre através de banhos químicos alcalinos da peça. Quando a peça é mergulhada em banho de óxido preto, a superfície da peça forma o óxido. A oxidação formada é o óxido magnetita, sua camada impede a formação da oxidação vermelha mais comumente conhecida como ferrugem.

Apesar do nome — aço inoxidável, o aço inox enferruja se houver agentes externos que provoquem a corrosão. Desse modo, quando a limpeza não é feita com frequência ou da forma correta, esse problema pode acontecer. Por esse motivo, é necessário manter as peças de aço inox limpas e livres de umidade na superfície.

Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia.

O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção.

Para ser definida como aço, a liga metálica deve possuir um percentual de carbono inferior a 2%. Uma liga de ferro-carbono com percentual superior a este é classificada como ferro fundido. Já os aços inoxidáveis possuem ferro e carbono na sua constituição, porém precisam ter no mínimo 10% de cromo na sua formulação.

Vale destacar que o ferro, por ser um tipo de minério encontrado na natureza, é uma matéria-prima muita mais cara e difícil de ser encontrada no estado puro. Já o aço, por sua vez, tem maior custo-benefício e apresenta outras características importantes, entre elas: Mais resistência. Mais maleável.

O aço carbono é mais rígido e tem melhor condutividade térmica do que o aço inox.

Os principais benefícios dos tubos de aço carbono são: alta resistência, longa durabilidade, segurança, boa aplicabilidade e grande versatilidade. Geralmente componentes industriais precisam ser comprados em grandes quantidades e apresentam desgaste com o tempo, demandando a substituição, como ocorre muito com o ferro.

Esta parte irá explorar algumas das razões pelas quais o aço inoxidável é o metal mais resistente à corrosão. Espero que você ache útil. O aço inoxidável é uma liga de aços carbono. Sua resistência à ferrugem resulta da reação de elementos químicos do ar e da água com a superfície do aço.

Na atmosfera, a ação conjunta do O2(g) e H2O(g) torna o meio mais agressivo que reage com os aços-carbono formando uma camada porosa de produtos de corrosão conhecida como ferrugem.