O que significa uma hérnia inguinal?

Perguntado por: lcruz2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Uma hérnia inguinal consiste na protrusão de parte do intestino ou outro órgão abdominal através de uma abertura na parede abdominal na virilha. A pessoa apresenta uma protuberância indolor na virilha ou escroto. Tomografia computadorizada ou ultrassonografia podem ser utilizadas para o diagnóstico.

Existe tratamento para hérnia inguinal? A hérnia inguinal somente pode ser tratada através da cirurgia. Isso porque, por se tratar de um defeito estrutural, é desta forma ela consegue ser corrigida.

O paciente pode piorar rapidamente e, se não tiver tratamento imediatamente, pode ir a óbito em decorrência das complicações e infecções que poderão surgir.

Quando dizemos que “A HÉRNIA INGUINAL TEM PERIGO DE ESTOURAR”, estamos nos referindo à possibilidade de encarceramento ou estrangulamento. Essas condições são possíveis para qualquer tipo de hérnia e colocam a vida do paciente em risco.

Se a hérnia inguinal causa dor crônica, desconforto ou interfere nas atividades diárias, mesmo com medidas conservadoras, como o uso de cintas, a cirurgia pode ser recomendada.

Em média, o período necessário de recuperação da cirurgia de hérnia é de cerca de 1 a 2 semanas. A liberação para retomar as relações sexuais pode levar até 14 dias. Quanto às demais atividades corriqueiras, como dirigir e retornar ao trabalho e aos estudos, acontece entre 1 e 2 semanas.

Uma hérnia inguinal consiste na protrusão de parte do intestino ou outro órgão abdominal através de uma abertura na parede abdominal na virilha. A pessoa apresenta uma protuberância indolor na virilha ou escroto. Tomografia computadorizada ou ultrassonografia podem ser utilizadas para o diagnóstico.

A cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia, por exemplo, tem um tempo médio de 40 minutos (pode variar para um pouco mais), sendo que o pós-operatório costuma ser mais confortável quando comparado ao da cirurgia aberta.

A hérnia não melhora nem desaparece espontaneamente. Não é perigosa por si só, mas pode causar complicações graves, com risco de vida. O diagnóstico de hérnia inguinal é geralmente simples e faz-se pelo exame da parede abdominal, onde é possível identificar uma tumefação que aumenta com o esforço ou a tosse.

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Outras alternativas que auxiliam no anseio de como aliviar a dor de hérnia na virilha podem ser as compressas frias na região ou o uso de roupas íntimas com sustentação. Lembrando que essas opções devem ser sempre alinhadas com o seu médico, e não serão a cura para a sua hérnia inguinal.

Há sintomas comuns que podem indicar que você está com uma hérnia inguinal, sendo os mais frequentes aqueles que estão relacionados ao desconforto na área da pélvis e da virilha e que podem se agravar com esforços físicos, como caminhadas mais intensas e carregar peso, e com a prática de atividades físicas, como ...

Nos casos de pacientes diagnosticados com um quadro não urgente, a realização de exercícios físicos leves, como caminhadas, natação e aeróbicos não intensos, é liberada. Realizar exercícios mais pesados pode agravar o quadro e demandar uma intervenção de urgência, o que aumenta os riscos de complicações.

Como é a cirurgia de hérnia inguinal? A cirurgia da hérnia inguinal era classicamente feita através da técnica aberta. Se trata de um corte no local de aproximadamente 6 ou 7 cm em que se coloca o conteúdo da hérnia para dentro do abdome e é fixada uma tela pela frente do musculo para evitar que ela volte a se formar.