Pode furar a queloide com agulha?

Perguntado por: srocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

É recomendado? De acordo com a dermatologista Fabiana Seidl, não. “O ideal é que não seja feito nenhum piercing ou tatuagem em cima de um processo inflamatório ou quelóide/ cicatriz hipertrófica”, diz.

Algumas pessoas são mais propensas a formar queloide e, por esse motivo, devem evitar colocar piercing no nariz ou pelo menos ter cuidado redobrado para que o processo de cicatrização ocorra da maneira certa.

A pressão previne que a cicatriz na orelha volte a se expandir. Ferimentos só devem ser cobertos depois de bem limpos. Fazer esforço físico também pode atrapalhar a cicatrização.

Vale lembrar que cirurgias para remoção de queloide acaba deixando outra cicatriz que pode formar uma queloide ainda maior, e o recomendado é optar por tratamentos que minimizem o problema como cremes e laser, por exemplo.

Queloide ou cicatriz queloidiana é um calombo que aparece devido ao excesso de colágeno (proteína) resultante do processo de cicatrização exacerbada em uma ferida. O queloide surge, geralmente, depois de machucados, cortes, feridas, queimaduras e cirurgias, como resultado do processo de cura da pele.

Formas de prevenir e tratar as queloides

  1. Uso de pomadas e cremes com corticoides, seguindo prescrição e orientação médica;
  2. Crioterapia, muito eficaz para reduzir os tamanhos das queloides;
  3. Tratamento a laser, que pode ajudar a reduzir a altura e a pigmentação da cicatriz queloidiana;
  4. Curativos à base de silicone, etc.

Em alguns casos, a melhor forma de como eliminar queloide é por meio da remoção cirúrgica. Nesse procedimento, o médico secciona a área lesionada e utiliza pontos internos para fazer a sutura, favorecendo um novo processo de cicatrização.

Remédios caseiros
Esmague três aspirinas e as misture com água, formando uma pasta. Aplique no local da queloide por uma ou duas horas, depois enxágue. Repetir todos os dias até ela ser curada.

Injeção de corticoides nas lesões
A injeção de um corticoide, geralmente o acetato de triancinolona, é o tratamento mais usado para amenizar os queloides. O seu uso precoce impede as cicatrizes de ficarem muito extensas e ainda ajuda a deixá-las mais planas. As injeções podem ser repetidas a cada 1 ou 2 meses.

Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original. Algumas pessoas têm queixas de dor, coceira leve ou uma sensação de queimação ao redor da cicatriz. Dependendo do local afetado também pode ocorrer limitação do movimento ou dor na movimentação.

3) Crioterapia: procedimento que usa nitrogênio líquido para congelar o queloide de dentro para fora. Funciona melhor em cicatrizes pequenas a fim de reduzir a firmeza e o tamanho da lesão.

O queloide
O primeiro passo a que devemos nos atentar numa cicatriz pós-cirúrgica é se foi desenvolvido queloide ou se é apenas uma cicatriz hipertrófica. Ambos são muito parecidos em sua composição. Eles crescem acima do comum, ficam avermelhados, causam muita coceira e também doem.

O procedimento ideal pode variar de acordo com o tamanho e local, sendo que, na maioria dos casos, é aconselhado procurar um cirurgião plástico que tenha experiência na área para a remoção do queloide, pois o risco do queloide voltar é muito grande se operado no momento errado e com técnica inadequada.

Veja o que fazer para evitar o surgimento das queloides
- Evitar a exposição solar, pois provoca inchaço nas cicatrizes, estimulando a produção de melanina na região, o que deixa a área escurecida. Portanto, cuide com o sol entre 10h e 16h e não deixe de passar o protetor solar.

Qual é o preço da cirurgia para tirar queloide da orelha? A cirurgia para tirar queloide da orelha custa a partir de R$ 4.830,50 na cidade de São Paulo (Abril/2023). Os valores variam de acordo com a expertise do cirurgião, hospital ou clínica escolhida.

Sabe-se que pessoas de pele negra, morena, orientais ou miscigenados têm maior propensão à formação de queloides.

Hoje, sabe-se que o quelóide é um processo inflamatório que normalmente termina depois que a ferida cicatrizou, mas no caso do quelóide a inflamação permanece aumentando a cicatrização por um longo período.

Sintomas: Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original. Algumas pessoas têm queixas de dor, coceira leve ou uma sensação de queimação ao redor da cicatriz. Dependendo do local afetado também pode ocorrer limitação do movimento ou dor na movimentação.