É verdade que não pode lavar o frango?

Perguntado por: umaciel . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA, na sigla em inglês) advertiu há muito tempo que lavar o frango antes de cozinhar aumenta o risco de espalhar a bactéria Campylobacter nas mãos, superfícies, roupas e utensílios de cozinha pelo respingo de gotas de água.

Nunca se deve lavar a carne de frango, já que isso pode facilitar a contaminação cruzada. Ao molhar a carne, os respingos de água podem contaminar todo o ambiente da cozinha, incluindo utensílios, balcão e até mesmo a esponja de lavar pratos.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

De acordo com especialistas e agências internacionais de saúde, lavar o frango na água da torneira está entre aquilo que nunca deve ser feito. Isso porque há risco de contaminação e, consequentemente, pode provocar casos de intoxicação alimentar.

FRANGO-Para tirar a gosma, lave o frango, corte os pedaços e cubra-os com água fria e quatro colheres de sopa de vinagre de alcool Heinig. Depois é só lavá-los com água corrente.

Impedir Bactérias em alimentos: Como o limão possui muita acidez ele neutraliza algumas bactérias dos alimentos, por isso sempre utilize limão para marinar carnes, aves e peixes e pode incluir limão para alimentos mal armazenados e expostos como churrasco e etc…

Os respingos de água do frango contaminam tudo ao redor
O problema de lavar o frango em água corrente antes de prepará-lo é que a gente também vai usar a pia para manipular outros alimentos e, nesse momento, as bactérias que estavam nele vão contaminar tudo. É a chamada contaminação cruzada.

Alimentos como frangos não devem ser lavados quando estão crus, pois os microorganismos presentes podem se espalhar pela pia, contaminando utensílios e outros alimentos que estiverem por perto; Ao final do preparo, sempre lave e desinfete todos os utensílios e equipamentos de cozinha utilizados.

A explicação? O arroz refinado (branco) teve a sua casca de proteção retirada, o que o deixa mais “vulnerável”. Então, enxaguá-lo ou deixá-lo de molho aumenta as chances de perda de alguns nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

A carne de frango crua perde o cheiro e o sabor fortes característicos se você lavar os pedaços com vinagre. Deixe a carne molhada com vinagre descansando um pouco e depois lave em água corrente.

Voltando ao lava ou não lava, hoje em dia, se o arroz for de uma boa marca, não precisa ser lavado. No beneficiamento, os grãos passam por processos para eliminar impurezas e também o pó de amido, residual do polimento – que deixa o grão mais grudento.

O vinagre é muito utilizado para eliminar vários tipos de odores, inclusive das carnes em geral. Então, use-o, mas não lave a carne depois. E tem uma vantagem: o vinagre deixa a carne mais macia e realça o sabor.

Fervilhe o frango em água ou em um caldo saboroso até ele perder a coloração rosada. Depois, tire o frango da panela e seque-o antes de usá-lo na sua receita. O escaldar garante que o frango ficará cozido por inteiro quando você terminar de cozinhá-lo na churrasqueira, fogão ou forno.

De todos os temperos para frango, o limão definitivamente um dos que mais combina com a proteína. E é por isso que a marinada cai deliciosamente bem com as carnes brancas.

"Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha", diz o órgão.

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

Por que lavar a carne é um erro? A ideia de remover bactérias da carne passando o alimento cru pela água é equivocada porque, em primeiro lugar, somente a água não seria capaz de eliminar impurezas. O processo poderia até contribuir para a proliferação de agentes causadores de doenças.

Normalmente, o tratamento para uma infecção por essa bactéria consiste em beber bastante água e ingerir pequenas porções de comida ao longo do dia, em vez de grandes quantidades no café da manhã, almoço e jantar, com alimentos ricos em potássio.