Pode tirar o brinco antes de cicatrizar?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O ideal é aguardar ao menos 6 semanas antes de fazer esse tipo de troca. Isso porque esse é o tempo mínimo necessário para o furo cicatrizar e você não ter mais o risco dele infeccionar ou inflamar por estar “aberto”.

Quanto tempo demora pra cicatrizar a orelha furada? O processo de cicatrização irá demorar de 4 a 8 semanas e nesse tempo é recomendado que você não troque a joia utilizada no momento do furo, por isso é fundamental que você opte por uma peça de boa qualidade.

Por isso, recomenda-se retirá-lo na hora de dormir. Dormir com certos brincos também pode aumentar o risco de reação alérgica ao níquel. É muito comum que esse material seja usado em bijuterias, contudo, muitas pessoas têm alergia a ele. Quase 30% das pessoas que usam brincos têm essa sensibilidade.

Não tire a joia até que o furo tenha cicatrizado
O ideal é aguardar ao menos 6 semanas antes de fazer esse tipo de troca. Isso porque esse é o tempo mínimo necessário para o furo cicatrizar e você não ter mais o risco dele infeccionar ou inflamar por estar “aberto”.

O ideal é retirar o piercing e higienizar três vezes ao dia. Durante o período de cicatrização de qualquer piercing é necessário mexer na joia, observar se há secreção purulenta, vermelhidão e dor. Esses podem ser sinais de infecção. Lave sempre o local com soro e sabonete.

É importante esperar pelo menos seis semanas para tirar o brinco caso ele esteja no lóbulo da orelha. Se o furo é na cartilagem, o ideal é esperar pelo menos quatro meses antes de removê-lo. Lave bem as mãos antes de manusear o brinco e sempre mantenha o furo limpo com limpezas regulares usando uma solução salina.

Como saber se o local já cicatrizou? Quando o piercing puder ser retirado sem nenhum esforço, sem sangue e sem secreções, é sinal de que o local já está cicatrizado.

De acordo com a médica, uma das principais causas da orelha inflamada, sem dúvidas, é a alergia ao material dos brincos. “Isso porque algumas mulheres possuem sensibilidade nas orelhas que pode demorar anos para se manifestar, mas, uma vez que aparece, ela pode ficar para sempre”, esclareceu.

Aplique álcool isopropílico e uma pomada antibiótica na orelha duas vezes por dia por 2-3 dias. Assim, você vai reduzir as chances de desenvolver infecções, além de acelerar a cicatrização. Use um chumaço de algodão ou cotonete.

Gire o brinco que está no furo
É importante também durante os primeiros dias, girar o furo na orelha. Isso porque durante a cicatrização o brinco pode criar uma aderência com a pele formando casquinhas indesejadas. Então, o ideal é girar os brincos pelo furo duas vezes por dia.

Não! Durante todo o período de cicatrização não recomendamos que tire a joia, ou faça a troca da peça, e também não é necessário, você pode higienizar o local com cuidado, e o auxílio de um cotonete.

Que cuidados devem ser tomados? Retire o brinco três vezes por dia. Limpe com álcool os brincos e os dois lados do lóbulo da orelha. Passe uma pomada antibiótica na haste e coloque o brinco novamente.

Algumas pessoas não podem usar bijuteria na orelha, porque certas substâncias podem irritar a pele. Nesse caso é indicado peças em ouro para não provocar alergia. Jogador de futebol pode usar todo tipo de acessório, mas quando entra em campo tem de deixar tudo no vestiário.

Em todos os tipos e locais dos piercings, é normal ocorrer coceira, secreções, vermelhidão, inchaço ou mesmo um pequeno hematoma, sendo que esses sintomas podem resistir por algumas semanas.

Escolha o tamanho ideal para furo na orelha
Para o furo cicatrizar com mais facilidade é necessário evitar peso e puxões no local. Por isso as joias menores e discretas são as melhores para este período de cuidados. Quando o seu furo na orelha cicatrizar, você poderá escolher qualquer tipo de joia.

“São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos.” Então, as farmácias podem fazer os furos, porém a joia deve fazer a perfuração com o auxílio de uma pistola.

Dúvidas frequentes sobre orelha inflamada
Acompanhe: 1. Pode usar brinco enquanto a orelha estiver inflamada? Victor Fernandes (VF): “Não, pois pode ser o causador da inflamação ou um reservatório para contaminação por bactérias”.

Enquanto orelhas recém-furadas possam ficar sensíveis por alguns dias ou semanas, uma infecção verdadeira geralmente vem com vermelhidão, inchaço e irritação. Se o seu piercing estiver exibindo esses sintomas, você provavelmente tem uma pequena infecção.

Poderá usar um sabonete neutro ou soro fisiológico. Se for usar o sabonete, espalhe um pouco em suas mãos e esfregue até fazer espuma. Caso opte por utilizar o soro, pegue um cotonete e molhe no soro. Importante higienizar as duas extremidades do furo e enxaguar com água corrente.

A queloide é um excesso de colágeno no momento da cicatrização. Ela acontece quando o organismo não sabe o momento certo de parar de produzir um novo tecido. No lóbulo da orelha pode desenvolver, devido a perfuração para colocar o brinco ou piercing.