Por que a estrela é um dos símbolos do Natal?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

2) Estrela de Natal: símbolo natalino representa o caminho de luz que guia a humanidade. Já a estrela que sempre aparece no topo das árvores de Natal tem sua origem na religião cristã. Ela representa a estrela de Belém que, de acordo com os cristãos, guiou os 3 reis magos até o local do nascimento de Jesus.

O pinheiro é um dos principais símbolos do natal, representando a árvore natalina. Sua decoração recebe bolas, fitas, luzes e outros enfeites. Essa espécie foi escolhida porque consegue manter suas folhas verdes mesmo durante o inverno.

Para os cristãos, as luzes de Natal expressam a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus. Todas essas luzes saúdam o início de uma nova era, a Era Cristã. As velas, por serem perigosas, foram substituídas pelos pisca-piscas com a generalização da eletricidade.

Significado de Estrela
substantivo feminino Astro dotado de luz própria, observável sob a forma de um ponto luminoso. Qualquer corpo celeste ou astro que pode ser avistado no céu à noite.

A estrela de Belém é um símbolo da tradição cristã, que teria marcado o nascimento de Jesus Cristo, indicando aos Três Reis Magos o local exato de onde estaria o prometido Messias.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

Em uma antiga lista de bispos romanos, compilada em 354 d.C., em 336 d.C. aparece a seguinte informação: "25 de dezembro - natus Christus in Betleem Judeae.", que quer dizer: 25 de dezembro, Cristo nasceu em Belém, Judeia. Nessa data - 25 de dezembro de 336 - é a primeira celebração do Natal registrada.

Significado da cor vermelha: é a cor do sangue de Jesus, representando também, segundo a religião, fogo e caridade. Entre as cores do Natal, o vermelho é a cor mais quente e estimulante, sendo um símbolo do encontro e da aproximação entre as pessoas e aludindo aos sentimentos mais nobres do coração.

O presépio é um símbolo popular do Natal cristão que representa a cena do nascimento de Cristo num estábulo em Belém.

Com o tempo, a guirlanda foi adotada pelo cristianismo, como uma maneira de marcar a chegada do nascimento de Jesus. Seu formato circular representa a eternidade, bem como o ciclo da vida que se repete e não tem início nem fim.

Thomas Edison, o inventor da primeira lâmpada elétrica funcional, foi também o criador do primeiro cordão de luzes elétricas. Na altura do Natal de 1880, Edison pendurou essa grinalda no exterior do seu laboratório e os transeuntes viram as primeiras decorações natalícias iluminadas.

A árvore de Natal é um dos principais símbolos dessa data comemorativa, e suas origens remontam a povos pagãos que enxergavam as árvores como um símbolo da fertilidade. A árvore de Natal é um dos símbolos natalinos mais tradicionais, e suas origens remontam a crenças pagãs.

Vermelho, dourado, verde e branco são as cores tradicionais do Natal e não são por acaso. Cada uma delas tem um significado: Vermelho: representa sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus; Dourado: representa a presença do divino, luz e sol.

Quase todas as estrelas são compostas principalmente de um gás chamado hidrogênio. O núcleo de uma estrela é muito quente. Quando uma grande pressão o comprime, uma parte do hidrogênio se transforma em outro gás, chamado hélio. Esse processo produz uma enorme quantidade de energia e faz a estrela brilhar.

EtimologiaEditar
Do latim stella(la).

Estrelas são grandes esferas compostas de gás Hélio e Hidrogênio em constante processo de fusão nuclear. Estrelas são estruturas gasosas compostas majoritariamente por hidrogênio e hélio e quase perfeitamente circulares em razão do seu grande campo gravitacional em todas as direções do espaço.

Para os cristãos, Estrela de Belém simboliza a chegada de Jesus.

Essa estrela recebeu o nome de Estrela de Belém e o seu brilho intenso foi uma forma de representar que Jesus seria a luz do mundo.

Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém ou Estrela Guia e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura.

Origem do pisca-pisca
Segundo o portal, Albert Sadacca, um jovem de Nova York, resolveu criar as luzes elétricas e coloridas após episódio de explosão de uma árvore com luzes de velas. Este foi o início da empresa NOMA Electric Company, a maior empresa fabricante de luzes de Natal há anos.

Passadas as comemorações de fim de ano, tradicionalmente, a decoração de Natal, como árvore e luzes de pisca-pisca, são retiradas das casas no dia 6 de janeiro. Nesta data é comemorado o Dia de Reis pelos cristãos, em celebração ao dia em que Jesus recebeu a visita dos três reis magos, guiados por uma estrela.