Por que o cacau do mundo está acabando?

Perguntado por: lsouza . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

O principal motivo para a crise do chocolate é a falta de cacau. Os países da África Ocidental são os maiores produtores de cacau do mundo (eles fornecem cerca de 70% para todos os continentes) e a seca tem afetado e muito a produção.

A culpa do declínio da cacauicultura baiana é o fungo Moniliophtora perniciosa, que transmite a doença da vassoura-de-bruxa. A praga apareceu na região de Ilhéus-Itabuna em 1989 e se alastrou afetando os frutos, os brotos e as flores dos cacaueiros. As árvores deixaram de dar frutos.

É um cultivo difícil
Sua produção é pouco sofisiticada: 90% vem de pequenas fazendas familiares. O cultivo e a colheita são atividades de mão de obra intensiva. Os frutos não amadurecem todos ao mesmo tempo, e é preciso monitorar as árvores constantemente.

A Costa do Marfim é um país localizado no litoral ocidental do continente africano. Com uma produção 2,2 milhões de toneladas de cacau por ano país é responsável, sozinho, por 38% da produção global de cacau do mundo.

Cacau (Mercado do Cacau)

EstadoPreço (R$)Variação (%)
Bahia /@205,00+2,50
Espírito Santo / saca820,00+2,50
Pará / Kg13,10+2,34

A flor do cacau tem cinco pétalas e é polinizada por pequenos insetos, ao longo de todo o ano. Entre a polinização e o amadurecimento do fruto decorrem cerca de 180 dias. A colheita ocorre duas vezes ao ano, a safra principal vai de outubro ao início de dezembro enquanto o chamando temporão ocorre de maio a setembro.

A Bahia e o Pará são os maiores produtores de cacau no Brasil, respondendo por 90% da produção nacional.

Renata Moraes Vichi, CEO do grupo CRM, que engloba as marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee, assumiu em 2020 a presidência da empresa fundada pelo pai e foi responsável pela expansão digital do grupo e por ampliar o mercado alcançado pela empresa.

Chocolates Brasil Cacau é uma empresa de chocolates que pertence ao grupo CRM. A empresa foi lançada em 2009, e hoje conta com uma rede de mais de 800 lojas em todo o Brasil.

Até meados de 1920, o Sul da Bahia foi responsável por fazer do Brasil o maior produtor do mundo. Apesar disso, custou até o país se tornar também um grande consumidor de cacau e chocolate.

Atualmente, falando em números, cerca de 90% de todo o cacau brasileiro é exportado, gerando divisas para o país. No período 1975/1980, o cacau gerou 3 bilhões 618 milhões de dólares. O Brasil é 5° produtor de cacau do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.

As doenças fúngicas que mais atingem o cacaueiro no Brasil são a vassoura de bruxa (Moniliophthora perniciosa), a podridão-parda (Phytophthora spp.) e o mal do facão (Ceratocystis cacaofunesta).

Seu consumo está ligado com o aparecimento de sintomas como a síndrome do intestino irritável em pessoas propensas a distúrbios digestivos. Assim como o café, também é um diurético que pode resultar em fezes líquidas e diarreia.

Equador. Embora a Bélgica possa reivindicar o posto de melhor chocolate do mundo, é o Equador quem reivindica os melhores grãos de cacau do mundo. Isso se baseia no que chamamos de rótulo 'Fine Aroma', que apenas 5% do cacau do mundo pode ser certificado.

Um dos melhores cacaus do mundo é produzido em Madagascar, onde uma abordagem atualizada para o cultivo de cacau, o principal ingrediente do chocolate, está oferecendo benefícios para o ecossistema único do país.