Qual país tem o melhor cacau?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Equador. O Equador lidera a produção dos melhores grãos de cacau do mundo, conhecidos como “fino de aroma”.

A Côte d´Ivoire é a maior produtora mundial de cacau.

Le Grand Louis XVI
A Debauve and Gallais é uma empresa francesa que fornece chocolate para as famílias reais desde o início do século XIX. Com 99% de cacau, o chocolate custa cerca de 900 dólares.

No entanto, de modo geral, pode-se dizer que o cacau em pó alcalino é o que tem melhor sabor, já que o nível de acidez é menor e a tonalidade mais semelhante à dos chocolates tradicionais. Esse tipo também vai melhor em receitas que contém ingredientes lácteos, como creme de leite e leite condensado.

Atualmente o estado da Bahia é responsável por cerca de 55% da produção nacional de cacau, segundo o IBGE.

Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.

Medicilândia

Projeto aprovado na CE concede a Medicilândia, no Pará, o título de Capital Nacional do Cacau. A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta quinta-feira (9) projeto que confere a Medicilândia (PA) o título de Capital Nacional do Cacau.

A produtora suíça de chocolate Barry Callebaut interrompeu a produção em sua fábrica em Wieze, na Bélgica, no começo da semana, informou a empresa em comunicado na última quinta-feira (30). A fábrica de Wieze é a maior fábrica de chocolate do mundo, de acordo com o site de turismo do governo Visit Flanders.

Até meados de 1920, o Sul da Bahia foi responsável por fazer do Brasil o maior produtor do mundo. Apesar disso, custou até o país se tornar também um grande consumidor de cacau e chocolate.

O cacau se adaptou bem ao clima e solo do Sul da Bahia, região que produz hoje 95% do cacau brasileiro. Atualmente, o Brasil é 5° produtor de cacau do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. Conheça abaixo histórias de produtores de cacau da Bahia e Pará.

O cacau chegou à Bahia em 1746, quando um colonizador francês que vivia no Pará, Luiz Frederico Warneau, enviou algumas sementes da variedade “Forastero” (do grupo Amelonado) ao fazendeiro baiano Antonio Dias Ribeiro, que as semeou no município de Canavieiras. Em 1752, foram plantadas as primeiras sementes em Ilhéus.

O cacau apresenta três variedades: forasteiro, crioulo e trinitário. O tipo de cacau mais comercializado é o tipo forasteiro, representando cerca de 80% da produção mundial.

Há diferenças no consumo se levarmos em conta as regiões brasileiras. O Bis é o chocolate mais consumido em todas os pontos, exceto no Centro-Oeste, que prefere o Sonho de Valsa, e no Sul, em que a escolha é o Ouro Branco.

Nestlé

A empresa de maior destaque é a gigante Nestlé, segundo a Candy Industry. Em 2009, a receita líquida somou 11,393 bilhões de dólares.

Em 2021, o País exportou 33.521 mil toneladas de chocolates e quase 55 mil toneladas de derivados do cacau, gerando U$ 226 milhões de dólares, segundo a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC). A Argentina é o destino principal, seguida por Estados Unidos e Chile.

O chocolate suíço é ainda mais cremoso que o belga. Isso, porque ele possui uma grande porcentagem de leite na sua composição, tornando a textura aveludada. Tendo mais leite, o chocolate derrete com maior facilidade no nosso paladar.

A ligação do chocolate com a Bélgica não é nada recente. A história começa em 1635 quando o país era um território ocupado pelos espanhóis. Estes apresentaram o cacau à Europa, quando dominavam a região da Mesoamérica, precursora do cultivo do cacau.

Considerado um dos principais destinos turísticos do Brasil, Gramado tem mais um motivo para se orgulhar. O Projeto de Lei 4.675/2019, aprovado dia 11 de fevereiro de 2020, concedeu a cidade o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal.

As variedades cultivadas de cacau estão agrupadas em três complexos genéticos: Criollo, Forasteiro e Trinitário. As variedades Criollo - Possuem sementes grandes, de cor branca a violeta- pálida, com muita polpa dando um produto de superior qualidade conhecido comercialmente como "cacau-fino".

Como consumir o chocolate 100% cacau
Para quem gosta de alimentos mais amargos, o chocolate 100% cacau pode ser consumido puro. É uma excelente opção de pré treino, inclusive.

Quando uma receita pede cacau em pó 100%, ela se refere ao cacau puro, sem nenhuma adição de açúcar. Seu sabor é intenso (e bem amargo) e ele As sementes do cacau, depois de secas, torradas e fermentadas, são trituradas – nesse estágio, se transformam em “nibs”.