Porque a letra o tem som de u?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada. Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em 'u'.

Perceba que a notação fonética é muito diferente da escrita real que essas palavras ganham na língua portuguesa porque o alfabeto fonético simplifica sons e não se preocupa exatamente com convenções gramaticais. Exatamente por isso, no final de todas as palavras, a vogal E tem som de I.

A consoante q só tem realização com a vogal u (qu). É assim que nos chega do latim. Em português, é usada para traduzir o som surdo de c que esta consoante não pode representar antes de e ou i. Assim, antes destas vogais, salvo raras excepções, o u não se lê.

Se a palavra tiver dois sons /u/, frequentemente o primeiro escreve-se com "o" e o segundo com "u". Vejamos os seguintes exemplos: introdução; oportunidade; produção. São exceções a esta regra as seguintes palavras: rodopiar, socorrer, cotovelo, sussurro, gulodice.

Há letras que não representam nenhum fonema, como a letra H (agá). O alfabeto português é composto de 26 letras. Com essas letras, representamos todos os fonemas da língua portuguesa. Além dessas letras utilizamos também, em abreviaturas, palavras estrangeiras e nomes próprios, mais três letras.

A etimologia da palavra hotel vem da palavra latina hospitalis, que significa acomodação, hospedagem.

Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa.

Em português o 'o' pode ter som de 'u'? - Quora. Sim, em português o O é tendencialmente mais U. Isso é um fenómeno muito comum nas línguas latinas. Também em Portugal, quanto mais elevada a clase social mais é o Uísmo.

A letra “c” será usada sempre com o som de “k” (oclusiva velar surda), quando formar sílaba com as vogais “a”, “o” e “u”: coitado, cauda, custo, acordo, etc. Antes de “i” e “e”, será empregado, como já o é, o dígrafo “qu”: aquilo, aquele.

E é aí que podemos ter muitas dúvidas ao escrever. Por exemplo: Aqui no sul, em algumas cidades fala-se “leiti”. Mas, sabemos que a escrita correta é “leitE”, com e.

Significado de U
substantivo masculino Vigésima letra do alfabeto português e quinta ou última das vogais. Tem três sons: 1) agudo ou tônico, oral, como em tatu, puro; ) reduzido, oral, como em pular, cômputo; 3) nasal, quando seguido das consoantes m ou n, como em um, mundo.

Resposta verificada por especialistas. A letra "ü" significa um tipo de vogal pertencente a alfabetos como o alemão, húngaro, polonês e sueco, por exemplo. Ela possui um som de "ah" no idioma da língua portuguesa.

A letra U não é pronunciada nas palavras: quiabo, caqui, moleque, pequena, quitanda, basquete, aquilo, quilo. A letra U é pronunciada nas palavras: quati, quatro, aquário, aquarela, esquadro, quadrado, quarenta, quadrilha.

Em relação à vogal o, quando estamos perante sílaba tónica assinalada com acento gráfico, pronunciamos o aberto, se estiver marcado com acento agudo, como em avó, hóquei ou ótimo, e o fechado, se a vogal apresentar acento circunflexo, como em avô ou sôfrego; não havendo sinal gráfico, como acontece com muitas palavras ...

Representação dos principais sons consonantais
[p] - som p - pé, pato, pó.

Nas palavras repolho , morango e ovo , o som da letra O pode variar; nas palavras jiló e mocotó , a letra O tem som /ó/; na palavra robô , a letra O tem som /ô/.

Um estudo acerca das vogais o e u
As vogais “o” e “u” possuem uma semelhança sonora, o que pode gerar dúvidas na hora de escrever algumas palavras.

Isso ocorre porque podem manter a grafia com qu do étimo latino ou sofrer uma adequação ortográfica baseada na fonética da sílaba, passando a ter a grafia c.

Quo pertence ao grupo silábico qua, que, qui, quo. Nas sílabas qua e quo, a semivogal u é sempre pronunciada. Já nas sílabas que e qui, a semivogal u pode ser ou não pronunciada.

Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, ou seja, uma única emissão de som. Os dígrafos podem ser consonantais ou vocálicos.