Porque não existe azul na natureza?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

A cor azul é abundante no céu e nas águas, mas não entre os organismos vivos. Em aves é resultado da forma como as penas filtram a luz branca e refletem luz azul, não pela presença de pigmento. Entre os minerais, pigmentos azuis muitas vezes contêm metais que podem ser tóxicos. Nas plantas, é uma cor ainda mais rara.

Quem olha para o céu em um dia de verão, ou para o mar limpo e calmo, pode ser levado a pensar que a cor azul é bastante comum e natural. Contudo, menos de 10% de todas as plantas do planeta têm essa coloração.

Primeiramente, temos aqui a primeira limitação: deficiência de pigmentos azuis nos animais. Enquanto as plantas dispõem dessa cor por serem capazes de produzir antocianinas, moléculas orgânicas que são pigmentos azuis, os animais se ausentam desse privilégio.

Já o preto é ausência de luz, ou seja, a inexistência de cor, já que ela não consegue refletir luminosidade em qualquer objeto. O que diferencia uma tonalidade da outra é apenas um fenômeno físico chamado “comprimento de onda”.

O preto é mais simples de explicar, pois é a ausência de todas as cores.

A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza.

A geologia explica que a Terra é azul há tanto tempo porque sua temperatura não é nem muito alta, nem muito baixa, graças às interações do ciclo da água com as placas tectônicas e ao efeito estufa, bem como à configuração do sistema solar e a rotação da terra.

Em dez países e quatro continentes, através de várias culturas, uma coisa é comum: o azul é a cor preferida em todos. Um estudo recente feito pela empresa YouGov mostra que, independentemente da variação nas outras cores escolhidas como favoritas, o azul é sempre a principal escolha, de Hong Kong à Alemanha.

1 - O amarelo indiano.

azul

De todas as tonalidades encontradas nas rochas, plantas e flores, penas e escamas de animais, o azul é a cor mais difícil de encontrar. Mas porque é que a cor azul é tão rara?

A cor menos apreciada: marrom
Na outra ponta, quando a pergunta era sobre as cores menos apreciadas, os resultados são um poucos mais dispersos, ainda assim marrom (20%), rosa (17%), cinza (14%) e violeta (10%) figuram o topo da lista de cores menos populares entre a preferência do público.

Visão colorida
O rei das cores é o Squilla mantis, um tipo de camarão capaz de enxergar uma gama de cores muito maior que a observada pelo olho humano. Esse crustáceo leva vantagem sobre nós por ter uma retina com mais tipos de cones, os pigmentos que permitem enxergar colorido.

A borboleta Morpho se destaca por sua tonalidade azulada. A questão é que gerar esses tipos de moléculas, que são grandes e complexas, é difícil para as plantas, e é por isso que menos de 10% das quase 300.000 espécies de plantas com flores do mundo produzem flores azuis.

"Em invertebrados, além das abelhas, alguns crustáceos têm visão das cores. Entre vertebrados, pelo menos alguns peixes ósseos, tartarugas, lagartos e aves podem discriminar cores.

Após já ter sido eleita a cor do ano pela Pantone em 2019, os looks com coral têm crescido nas trends e sendo visto nas passarelas ao redor do mundo. Coral é uma cor que nunca sai de moda. E se você ainda não possui algumas peças chave em seu guarda roupa, está na hora de incluir o coral para arrasar esse ano.

Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas. Quando a luz do sol incide em um objeto branco, este reflete os raios solares enquanto um objeto preto absorve todos os raios solares.

O arco-íris aparece em sete cores porque as gotas de água dividem a luz branca nas sete cores do espectro (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho). Essas luzes dispersas seguem diferentes direções dentro de cada gotícula.